WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

28/04/2016 - Arquivo Público divulga memorial inédito sobre jornais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

O Arquivo Público de Uberaba disponibilizou, nesta quarta-feira (27), o site do “Memorial da Imprensa: Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”. O projeto, inédito no Estado de Minas Gerais, visa preservar e garantir acesso aos jornais produzidos em Uberaba e região de 1875 a 1990. São mais de cinquenta mil edições de 85 jornais, o equivalente a mais de duzentos e cinquenta mil arquivos.


O projeto tomou forma a partir de parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, do Arquivo Público Mineiro, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e da Secretaria Estadual de Tecnologia e Ensino Superior, com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).


Segundo a superintendente do Arquivo Público de Uberaba, Marta Zednik de Casanova, o memorial é uma forma de preservar o acervo documental dos jornais. “Com os arquivos digitalizados o acesso ao público será mais fácil e, além disso, poderemos preservar melhor o material físico existente”, explica a superintendente.


Marta ainda ressalta que o memorial representa um grande avanço, inovação e acesso rápido ao acervo de jornais e, dessa forma, cumpre a Lei de Acesso à Informação e viabiliza o direito pleno à cidadania. “Estamos vivendo em tempos modernos, por isso é necessário informatizar todas as coisas. Estamos produzindo um trabalho grandioso envolvendo os jornais de Minas Gerais e isso é motivo de orgulho”, ressalta Marta.


O memorial pode ser acessado pelo site http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/memorial_imprensa/index.php. O site conta com um sistema de pesquisa avançada que permite o internauta encontrar publicações por palavras-chave, nome do jornal ou até mesmo por data de publicação.

Thaís Contarin – estagiária Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar