WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

28/04/2016 - Conhecendo o Judiciário: Juiz Fabiano Rubinger recebe alunos de escolas municipais

O juiz do Fórum Melo Viana, Fabiano Rubinger, recebeu na tarde desta quarta-feira (27) trinta alunos que fazem parte dos Grêmios Estudantis de três escolas da rede municipal de ensino. A visita faz parte do projeto “Conhecendo o Judiciário”, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o Fórum.


Os estudantes das escolas municipais Professora Celina Soares de Paiva, Teresinha Hueb de Menezes e Monteiro Lobato participaram de palestras e fizeram parte de um júri simulado. Para o juiz Fabiano Rubinger, o projeto tem como objetivo principal aproximar o estudante, principalmente adolescentes e crianças, para as práticas jurídicas. “Queremos despertar a curiosidade, a cidadania e proporcionar uma interação para que o aluno possa despertar o interesse para o estudo e o conhecimento. Além disso, esperamos que o projeto reflita nas boas práticas e boas maneiras dessas crianças”, destaca o juiz.


A educadora e professora-orientadora da Jornada Ampliada, Priscila Amorim, ressalta que, por meio do projeto, os alunos conseguem aprender na prática o que já sabem na teoria. “Eles conhecem, na teoria, os Três Poderes, sabem o que é o Estado. Por isso, conversar com o juiz e se aproximarem do Judiciário é importante para mostrar que a realidade daqui não é algo distante deles. Eles vivenciam e levam isso pra escola e se tornam multiplicadores de informação e experiência”, evidencia a professora.


Doze alunos foram escolhidos para a simulação do júri enquanto os demais assistiram ao “julgamento”. O ambiente de descontração e aprendizado foi aprovado pelos estudantes. “É muito legal porque temos uma noção maior de como tudo funciona o sistema. As crianças de hoje não sabem muito sobre isso e é algo muito importante”, explica o aluno do 8º ano e vice-presidente do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Professora Teresinha Hueb de Menezes, Eduardo Ferreira.


A meta, agora, é conseguir incluir os alunos das escolas rurais no projeto. “É muito importante que os alunos do campo tenham a mesma oportunidade ímpar que os estudantes das escolas da cidade tiveram’, finaliza Ana Maria Padilla Sbrissa, articuladora do projeto na Semed.
 
Thaís Contarin – estagiária Secom/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar