WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/04/2016 - Ações nas escolas municipais dão continuidade ao projeto “Caça ao Aedes”

O objetivo é de que, até junho, todos os alunos das escolas municipais e a comunidade sejam multiplicadores sobre os perigos das doenças transmitidas pelo Aedes.

A Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes realizou nesta quarta-feira (13), uma roda de conversa sobre o combate à dengue. A roda foi realizada nos turnos matutino, vespertino e noturno. De acordo com a diretora da escola, Maria Abadia da Cruz, aproximadamente 450 alunos participaram da ação. Maria Abadia pontua que a principal questão debatida pelos alunos foi a falta de consciência coletiva. “Os alunos comentaram muito sobre a falta de engajamento de toda a comunidade no combate a dengue. O que mais foi dito é que se cada um fizer sua parte, no fim, ajudaremos a cidade a se livrar do mosquito. As ações individuais irão impactar o coletivo”, conclui a diretora.

Na Escola Municipal São Judas Tadeu também houve ações visando o projeto. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e agentes do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, promove neste sábado (16) uma caminhada com pais e alunos da escola para a conscientização contra a dengue. A caminhada acontecerá das 8h às 10h, no entorno da escola, localizada no bairro Fabrício.

As ações fazem parte do projeto “Caça ao Aedes”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para conscientizar alunos das escolas municipais e toda a comunidade sobre a importância do combate ao Aedes aegypti. O mosquito é transmissor da dengue, da febre Chicungunya e do Zika vírus.

De acordo com a diretora da escola, Silvania Vieira, os pais e responsáveis de todos os 323 alunos foram convidados para participar da caminhada. “Fizemos um kit contra a dengue para entregar junto com o convite enviado à casa dos alunos. O kit continha saquinhos de areia, saco de lixo para carro e um adesivo. No convite, pedimos para que eles confeccionassem cartazes para a caminhada”, explica a diretora. Ainda segundo ela, os alunos da escola estão bastante envolvidos no projeto. “Desenvolvemos uma série de atividades com eles em sala de aula. Os alunos contam histórias, fazem desenho e participam de teatros”, ressalta a diretora.

Na Escola Municipal Maria Lourencina Palmério, outro projeto foi realizado pelos universitários de cursos superiores que participam do Núcleo Uberaba da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, que realizaram uma ação social, englobando também o projeto Caça ao Aedes. 

As professoras Cibele Caetano Resende e Rute Gonzaga coordenaram o trabalho junto com os universitários que, primeiro conversaram com os alunos e depois fizeram uma ação no Bairro Jardim Uberaba, com medidas paliativas e simples de combate, como uma vela e repelente caseiros que espantam o mosquito, além de distribuição de sementes de crotalária (planta repelente natural do mosquito Aedes). Rute indica que os alunos participaram com muito entusiasmo, explicando o que aprenderam na palestra e como plantar a muda.

De acordo com a professora, a ação educativa na escola já envolveu parceiros de outras escolas municipais e estaduais e empresas de vários segmentos. “Fiquei impressionada, porque a campanha despertou na comunidade e os alunos para a importância das ações educativas realizadas pela escola. Agora, eles querem vir até aos sábados para a escola”, diz.

Álvaro José Dias, representante do Núcleo Uberaba da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, afirma que o grupo tem 100 voluntários registrados entre alunos de diversas faculdades de engenharias de Uberaba. O objetivo é engajar alunos em ações sociais que envolvam ideias sustentáveis para utilizando a engenharia. “Pretendemos continuar com esta campanha em parceria com a escola, para ampliar posteriormente os projetos”, conta.

A campanha de combate ao mosquito continua até o dia 3 de junho e todas as atividades realizadas nas instituições de ensino devem ser comprovadas por meio de fotografias, vídeos, relatos e planilhas.

Thaís Contarin – estagiária Secom/PMU

Monica Cussi – Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar