WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/04/2016 - Semed atende a chamado do MEC para comemorar o Dia Mundial da Saúde contra o Aedes Aegypti

Aproveitando o Dia Mundial da Saúde (07 de abril) e atendendo a uma recomendação do Ministério da Educação, para que todas as escolas, junto com a comunidade escolar, promovam mais uma semana de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), fará uma ação concomitante nesta quinta-feira, na Praça Rui Barbosa, das 8h às 11h.


A equipe do PSE, gerenciada por Frederico Nóbrega, fará atendimentos de informação e prevenção de doenças, como pesagem, medição de massa corporal, entre outras. Além disso, contarão com educadores físicos que realizarão atividades recreativas para incentivar a prática de esportes.


No mesmo momento, a Escola Municipal Frei Eugênio levará duas turmas de alunos para uma passeata, mostrando o trabalho realizado com os jovens para a conscientização contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Desde o mês de fevereiro, a escola, bem como as outras unidades da rede municipal, tem desenvolvido ações interdisciplinares para inserir o contexto sobre o combate à dengue, febre chikungunya e zika vírus, atendendo ao chamado da campanha Caça ao Aedes, promovida pela Prefeitura Municipal de Uberaba e Semed.


A diretora da Escola, Regimar Neves, ressalta que os professores e a comunidade escolar estão trabalhando internamente as atividades contra o mosquito. Nesta semana, em parceria com a UFTM, os alunos receberam palestras, cantaram e aprenderam a confeccionar armadilhas contra o Aedes Aegypti.


A assessora de Projetos Federais, Gleicemar Barcelos, acompanhará a ação da equipe do PSE e afirma a importância da população saber que a saúde também se faz com prevenção e, principalmente, com a participação da população como multiplicadora de informações sobre os graves quadros que se instalam no mundo com enfermidades como essa e a gripe H1N1.


Dia Mundial da Saúde - Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.


No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.


De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar