WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

09/11/2009 - Seds e UFTM promovem Curso de Capacitação para Idosos

Curso de cuidador de idoso Curso de cuidador de idoso

Teve início nesta segunda-feira, 09, a primeira Capacitação para Cuidador de Idosos. O curso, que é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Seds, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, visa formar uma turma de 40 cursistas, sendo 20 pessoas que já atuam como cuidadores de idosos das ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos), que compõe a Rede Complementar de Assistência Social conveniadas com o Município de Uberaba e famílias atendidas pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e a outra metade, beneficiários do programa Bolsa Família.

Com uma carga total de 20 horas, o curso é realizado na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) e ministrado por profissionais da UFTM, das áreas de Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, além de contar com o auxílio de quatro alunos de cada área. Para a cursista Priscila Cristiana dos Santos, que é técnica em enfermagem de um Asilo da cidade, o curso vai oportunizar o aprendizado na forma correta. “Para mim esse curso é muito importante, pois eu vou aprender mais a lidar com o idoso, como cuidar da forma correta, e como lidar com as diferenças e comportamento de cada idoso”, explica.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, essa capacitação atende a um pedido da Associação de Asilos, e através da parceria com a UFTM, cursistas e alunos saem ganhando. “Esses profissionais da UFTM vão poder trazer para nós o conhecimento atualizado e ao mesmo tempo, nós vamos dar aos alunos da Universidade a oportunidade de estar em contato com o serviço”, destacou a secretária, enfatizando que o curso permitirá que 20 beneficiários do “Bolsa Família” tenham a chance de se profissionalizar, encarando o mercado de trabalho com mais preparo.

A Pró-Reitora de Extensão da UFTM, Virgínia Resende Silva Weffort, falou sobre a importância da integração entre Universidade e Município. “É importante a inclusão das pessoas nas atividades que a Universidade desenvolve, como atividades de prevenção e de acolhimento, e o aluno precisa saber a importância disso, ele não pode ficar só no campus”, conclui. O encerramento do curso será na sexta-feira, 13, às 17h30, na sede da UAI, onde os cursistas receberão o certificado.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar