WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

05/04/2016 - Uberaba terá Olimpíada e Paralimpíada Interescolares Municipal com envolvimento de toda a rede municipal de ensino

A Prefeitura de Uberaba por meio do Departamento de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE), da Secretaria Municipal de Educação, realizará entre os dias 17 de abril a 08 de maio as Olimpíada e Paralimpíada Interescolares Municipal de Uberaba 2016. A ação terá seis etapas que consistem em Passeio Ciclístico, Condução da Tocha e Solenidade de Abertura; Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Núcleos Esportivos; Gincana nas Unidades Escolares com atividades esportivas olímpicas, paralímpicas, culturais e de conhecimentos; EJA – Atividades Esportivas, Culturais e de Conhecimentos; Educação Infantil – Atividades Esportivas, Culturais e de Conhecimentos e Premiação das Escolas Vencedoras, durante Solenidade Oficial de Passagem da Tocha Olímpica em Uberaba.


De acordo com a diretora do DAEE, Fernanda Roqueti, as Olimpíada e Paralimpíada Interescolares Municipal de Uberaba – 2016 têm por finalidade fomentar a prática do esporte e do paradesporto com fins educativos; contribuir para o adequado desenvolvimento do talento esportivo e paradesportivo; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social democrático e participante estimulando o pleno exercício da cidadania; estimular a prática esportiva e paradesportiva nas instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA da Rede Municipal de Ensino; promover o intercâmbio socioesportivo entre os participantes e as comunidades envolvidas; estabelecer um elo de identidade do educando com a sua Unidade de Ensino por meio de sua representatividade esportiva e paradesportiva, além de promover a interdisciplinaridade dos conteúdos curriculares.


As escolas da rede municipal já receberam as recomendações e o regulamento de cada etapa, sendo que a tocha a que se refere o documento será confeccionada dentro das escolas para ser utilizada no dia da abertura das Olimpíada e Paralimpíada Interescolares Municipal 2016.


Fernanda informa que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos acontecerão em seis Núcleos e o público-alvo dessa etapa será os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “As escolas estão organizando os treinamentos dos alunos, com o apoio dos professores de Educação Física.


Os alunos participarão com as seguintes modalidades: Atletismo; Revezamento 75m raso – 75m raso individual; Atletismo Paralímpico; Arremesso de dardo; Arremesso de peso


75m raso individual; Esgrima; Ginástica Artística; Rugby; Vôlei Sentado; Badminton; Bocha Adaptada; Basquetebol; Handebol; Polo Aquático; Vôlei de Praia; Natação: 25 m nado livre; Tênis de Mesa; Vôlei Sentado; Futebol; Judô; Natação Paralímpica 25m livre e Goalball.


Para a Gincana nas Unidades Escolares com atividades esportivas olímpicas, paralímpicas, culturais e de conhecimento, público-alvo será os alunos do Pré-Escolar, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental parcial e integral e alunos pertencentes aos projetos. Fernanda explica que a Gincana deverá ser estruturada por toda a equipe escolar observando, que dentre as atividades planejadas, será obrigatória uma atividade esportiva diária conciliada às atividades culturais e/ou de conhecimentos.


Na etapa da Educação Infantil será elaborada atividade específica para essa faixa etária, pela equipe de cada Unidade Escolar.


Já a premiação acontecerá, após a Solenidade Oficial da Passagem da Tocha Olímpica por Uberaba, no dia 08/05, quando ocorrerá a entrega do troféu para a Escola Campeã de Cada Núcleo Esportivo.


A Comissão Organizadora ficará com as tarefas de planejar, acompanhar e supervisionar permanentemente o desenvolvimento do projeto; disponibilizar, nos núcleos, os atendimentos médicos e de segurança a todos os participantes; coordenar o recrutamento de recursos humanos capacitados para organização técnica das competições, entre outros.


A diretora do DAEE também confirma que cada Unidade Escolar deverá ter um responsável por sua equipe para acompanhar os alunos que se deslocarão para os Núcleos Esportivos. Será considerada Escola Campeã de cada Núcleo Esportivo, a unidade que obtiver o maior número de pontos na Classificação Geral, de acordo com o regulamento.


“Esta ação condiz com o que queremos promover por meio do esporte educacional, que transforma não somente os alunos como a comunidade em que ele está inserido. Elaboramos esta programação para aproveitar o grande evento que acontece no nosso país, para despertar nos nossos jovens o verdadeiro espírito olímpico”, finaliza.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar