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Educação e Cultura

02/04/2016 - Semed coloca em prática o Projeto Labor para inclusão de pessoas com deficiências ao mercado de trabalho

O Departamento de Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) traçou diretrizes e perspectivas para 2016, com o compromisso e responsabilidade de elaborar, operacionalizar, acompanhar e consolidar as políticas públicas da educação especial. 


Segundo a diretora do departamento, Denise Scussel, a programação para este ano atende a algumas diretrizes, como família, políticas públicas, arte, transporte acessível e esportes. Um desses projetos já começa a partir da segunda quinzena de abril. Denominado “Labor: Eis a nossa obra”, baseado no pensamento de Mário Sérgio Cortella: “O trabalho como castigo persiste.... Mas a gente tem que substituir isso pela ideia de obra, que os gregos chamavam de poesis que significa minha obra, aquilo que faço, aquilo que construo, em que me vejo. A minha criação, na qual crio a mim mesmo à medida que crio o mundo”.


O objetivo do projeto é atender pessoas com deficiência, maiores de 14 anos, egressos de instituições especializadas e/ou escolas, jovens com deficiência que durante seu percurso escolar não concluíram seus estudos e ainda pessoas com deficiência que não mais apresentam interesse e/ou disponibilidade em continuar seus estudos no seguimento da EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Acreditamos também, que o projeto poderá despertar nos alunos o interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento, pois quando a deficiência deixa de ser encarada como um problema, pode se tornar uma força motriz, que impulsiona a descoberta das diferentes habilidades. Essa concepção é de fundamental importância para o sucesso do projeto e consequente benefício do aluno”, comenta.


O Labor será desenvolvido em salas ambiente, onde os jovens terão oportunidade de descobrir habilidades que contribuirão para seu desempenho e autonomia às atividades domésticas e laborais. Serão espaços fecundos de oportunidades, aprendizados e aprimoramentos das relações interpessoais. As salas ambientes serão divididas em: Oficinas de artesanato/ geração de renda; Oficinas de canto e música; Oficinas de teatro, expressão cênica e oralidade; Módulos de educação empreendedora com vistas à ampliação da visão de mercado de trabalho; Módulos de vida prática, autonomia e independência, higiene pessoal e etiqueta; Horta: plantio e cultivo de alimentos de acordo com a estação.


Inicialmente, 54 pessoas participarão das oficinas, que serão oferecidas de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, na modalidade modular, no Instituto dos Cegos do Brasil Central, rua Marquês do Paraná nº 351, em Uberaba - MG.


A condução dos alunos deverá ser realizada através de transporte específico e adaptado, destinado para esse fim, transporte esse já disponíveis no Departamento de Educação Inclusiva. “O departamento de Educação Inclusiva tem dois ônibus enviados pelo Governo Federal, destinados ao atendimento de pessoas com deficiência, sendo 1 deles com 16 lugares (2 lugares são destinados aos cadeirantes) e outro ônibus com 11 lugares (3 lugares destinados aos cadeirantes).


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 

 
 
 

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