WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

31/03/2016 - Uberaba ganha sede própria da Universidade Aberta do Brasil e vira referência entre todos os polos

Diante de tantas conquistas para a Educação em Uberaba durante a gestão Paulo Piau, Uberaba recebe mais uma conquista: a sede própria do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), junto da Casa do Educador. A chefe do departamento de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sonaly Machado afirma que sua equipe decidiu marcar o mês de março como o mês do conhecimento. “Estamos muito felizes  com os resultados alcançados no XX Congresso de Educadores e pela nova sede do Polo UAB. Trabalhamos, como nunca nesses dois projetos e nos sentimos extremamente agradecidos por essas duas conquistas. A educação em Uberaba está  de parabéns  por ter  dois  grandes  gestores : prefeito  Paulo  Piau e professora Silvana Elias”, ressalta.


Já o coordenador do polo UAB/Uberaba, Luiz Henrique Araújo afirma que está muito feliz com a conquista que é a realização de um sonho. “Quero agradecer a paciência dos alunos, tutores, amigos, parceiros que aguardaram a sede apropriada para os estudos. Sem a compreensão de que a educação é o caminho para uma vida melhor, não seria possível a realização desse sonho”.


“O Polo da  Universidade  Aberta de Uberaba ficou um show, ali ao lado do Sindicato Rural. Juntamos a Casa do Educador e a UAB num só espaço. A proposta visitada por técnicos do MEC no início de março foi considerada Referência Nacional em formação. De 2013 a 2016 já formamos em Graduação e Pós, mais de 1400 profissionais gratuitamente e em parceria com UFMG, UFJF, UFOP, UFTM e IFTM. A Casa do Educador oferece cursos de 20 a 180 horas e já disponibilizou, nesses três anos, 104 cursos para professores e profissionais de apoio à educação”, enfatiza com orgulho Silvana Elias, secretária de Educação.


O prefeito Paulo Piau afirmou que se sente como um comandante de um grande exercito, que não dirige uma palavra ofensiva e sem atacar. “Ele é composto por pessoas e nesse agrupamento da educação, é fantástico. O que a Silvana está fazendo com pouco dinheiro, é incrível. São 43 escolas reformadas e 15 novas escolas até o fim de 2016”, diz. Para ele, o mais importante é estimular os profissionais para que possam acolher e tratar com carinho e educação de qualidade os alunos. “A mudança do país vem através da educação e do comportamento dos municípios. Não adianta cobrar do todo se a mudança não vier das cidades”, completa.


A unidade UAB atende às necessidades dos projetos de formação inicial e continuada, oferecendo aos alunos dois laboratórios de informática com 20 computadores cada, sete salas de aula, carteiras universitárias, ar-condicionado, biblioteca, sala de tutoria, lanchonete, teatro de arena, espaços internos para convivência e banheiros com acessibilidade. Toda a infraestrutura foi custeada por verba parlamentar destinada pelo prefeito Paulo Piau, enquanto ainda exercia o mandato de Deputado Federal, bem como pela Prefeitura. O valor investido para a construção do novo polo é de aproximadamente R$ 600 mil.


O programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado em 2005 pelo Ministério da Educação e tem como prioridade a formação e a profissionalização dos quadros do magistério da educação básica das respectivas redes públicas, estadual e municipal. O principal foco é diminuir a distância histórica existente entre a relação da educação, trabalho e as Instituições Federais de Ensino Superior (IES), contando com parcerias nas esferas federal, estadual e municipal, que se comprometem a oferecer uma educação de qualidade aos municípios brasileiros.


A UAB já beneficiou cerca de 1500 alunos no município, entre os anos de 2013 e 2015. Atualmente, cerca de 500 estudantes são atendidos em Uberaba. O Polo tem hoje nove cursos de graduação e cinco de pós-graduação. A instituição, em parceria com o IFTM, passará a ofertar, também, a pós-graduação em Educação Ambiental. O edital para a seleção de alunos, será publicado no segundo semestre de 2016.


Casa do Educador Profª Dedê Prais - Em seu terceiro ano de funcionamento, a nova sede está toda equipada para dar acessibilidade aos usuários. Serão realizados durante todo o ano de 2016 cursos que abordam várias áreas do conhecimento como: Musicalização na educação infantil; Brincar, brinquedo e brincadeira; Construção de textos oficiais no espaço escolar; arte-educação e sustentabilidade; Educação de corpo inteiro; A presença da arte na educação infantil; A língua portuguesa em foco: discutindo dúvidas do dia a dia; Matemática sem quadro e giz; Educação infantil: múltiplos saberes e olhares; Conhecendo a história local; dentre outros.


A Casa do Educador atendeu em 2015 aproximadamente 15 mil pessoas. Os cursos são destinados aos professores da rede municipal, mas há um percentual de 5% para a comunidade em geral.


As instituições estão funcionando à Rua Manoel Brandão, 110, no bairro Mercês.
 
Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar