WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

30/03/2016 - Arquivo Público lança folder que homenageia os 200 anos da Anexação do Triângulo Mineiro a Minas Gerais

Na ocasião o deputado estadual Tony Carlos doou catálogo histórico
 
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Superintendência do Arquivo Público lançou ontem (29), no gabinete do prefeito, folder histórico da região em homenagem aos 200 anos da Anexação do Triângulo Mineiro a Minas Gerais. A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Piau, deputado estadual Tony Carlos, presidente da Câmara Municipal Luiz Dutra, representantes da área cultural e instituições de ensino.


De acordo com a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik Casanova, o objetivo do evento foi homenagear o Triângulo Mineiro, que há duzentos anos passou de Goiás para Minas Gerais, em 04 de abril de 1816. Ela ressalta que com a sua posição estratégica privilegiada, facilitou a colonização do Brasil Central, com grande pujança econômica que tem se destacado no ranking do Estado, além de evidenciar suas características culturais sui generis.


“Nós da Superintendência do Arquivo Público, temos a finalidade de recolher, preservar e divulgar o patrimônio documental uberabense, além de promover e defender o direito de acesso à informação. Diante disso, realizamos uma pesquisa histórica que culminou com a produção de um folder detalhado do Triângulo Mineiro”, conclui a superintendente.


Além do lançamento, o Prefeito recebeu a doação de um catálogo histórico, intitulado “A Comarca de Uberaba”, que retrata algumas cidades do Triângulo Mineiro, como Uberaba, Sacramento e Conquista. A obra foi doada pelo deputado estadual Tony Carlos, como forma de colaboração aos 200 anos da Anexação do Triângulo Mineiro a Minas Gerais, sendo uma importante contribuição para o conhecimento da história da região, inclusive do município de Uberaba.


“Aproveitando um evento tão significativo, decidi fazer esta doação para os apaixonados por nossa região. A obra que neste ano completa 100 anos, conta toda uma história, em textos e fotografias. Hoje estou passando para as mãos do prefeito e da superintendente do Arquivo Público, uma relíquia para as futuras gerações”, destaca o deputado.


Na solenidade foi realizada a assinatura do termo de doação para a Superintendência do Arquivo Público que resguardará o documento. “Esse é o lugar correto para preservar a história do nosso município. Muitos guardariam um material tão importante. Agradeço ao deputado por proporcionar a nossa população o conhecimento de uma história rica em detalhes”, conclui Paulo Piau.
 
Jorn. Katiuscia Antunes

Acesse:
https://www.facebook.com/PrefUberaba
http://www.uberaba.mg.gov.br

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar