WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/03/2016 - Novo Polo da Universidade Aberta do Brasil em Uberaba é referência para o MEC, com nota máxima

Inauguração será nesta terça-feira (29) com apresentação da nova sede da Casa do Educador

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugura nesta terça (29), às 18h30, o novo polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) apresentando, também, o novo endereço da Casa do Educador, agora com sede própria. Em visita de equipe do Ministério da Educação (MEC), na semana passada, o polo recebeu uma nota a mais por atender aos quesitos recomendados, principalmente no que se refere à acessibilidade.

O coordenador Luiz Henrique Araújo, afirma que a nota máxima significa que o Polo Uberaba está apto a receber qualquer curso que não necessite de laboratório específico para práticas. Ele afirma que já foi procurado pela coordenação da Universidade Federal de Ouro Preto para viabilizar mais cursos de especialização na área educacional e de gestão pública. Atualmente, das 45 vagas ofertadas pelo curso de Gestão Educacional em parceria com a UFOP, 39 são ocupadas por gestores da rede municipal.

A unidade UAB atende às necessidades dos projetos de formação inicial e continuada, oferecendo aos alunos dois laboratórios de informática com 20 computadores cada, sete salas de aula, carteiras universitárias, ar-condicionado, biblioteca, sala de tutoria, lanchonete, teatro de arena, espaços internos para convivência e banheiros com acessibilidade. Toda a infraestrutura foi custeada por verba parlamentar destinada pelo, então, deputado Federal Paulo Piau e pela Prefeitura.

De acordo com a secretária de Educação Silvana Elias o valor investido para a construção do novo polo é de aproximadamente R$ 600 mil e informa que a inauguração reforça o compromisso de Piau em cumprir as propostas de governo, com um espaço pleno para a formação de professores.

O programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado em 2005 pelo Ministério da Educação e tem como prioridade a formação e a profissionalização dos quadros do magistério da educação básica das respectivas redes públicas, estadual e municipal. O principal foco é diminuir a distância histórica existente entre a relação da educação, trabalho e as Instituições Federais de Ensino Superior (IES), contando com parcerias nas esferas federal, estadual e municipal, que se comprometem a oferecer uma educação de qualidade aos municípios brasileiros.

Luiz Henrique Araújo afirma que a UAB já beneficiou cerca de 1500 alunos no município, entre os anos de 2013 e 2015. Atualmente, cerca de 500 estudantes são atendidos em Uberaba. O Polo tem hoje nove cursos de graduação e cinco de pós-graduação. “A qualidade na educação proporcionada pela Universidade Aberta é uma ferramenta de transformação na vida das escolas e dos nossos alunos. Com a nova estrutura, o rendimento escolar irá se alavancar e o nosso público-alvo terá uma preparação adequada para enfrentar o dia a dia”, conclui.

O coordenador ainda ressalta que a instituição em parceria com o IFTM, passará a ofertar, também, a pós-graduação em Educação Ambiental. O edital para a seleção de alunos será publicado no segundo semestre de 2016.

Casa do Educador - Também será apresentada, no mesmo local, a nova sede da Casa do Educador Professora Dedê Prais, pertencentes ao Departamento de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Em seu terceiro ano de funcionamento, a nova sede está toda equipada para dar acessibilidade aos usuários. Serão realizados durante todo o ano de 2016 cursos que abordam várias áreas do conhecimento como: Musicalização na educação infantil; Brincar, brinquedo e brincadeira; Construção de textos oficiais no espaço escolar; arte-educação e sustentabilidade; Educação de corpo inteiro; A presença da arte na educação infantil; A língua portuguesa em foco: discutindo dúvidas do dia a dia; Matemática sem quadro e giz; Educação infantil: múltiplos saberes e olhares; Conhecendo a história local; dentre outros.


A Casa do Educador atendeu em 2015 cerca de 15 mil pessoas e mais do que um local que oferece oportunidades de encontros e de troca de saberes e busca o fortalecimento da identidade dos profissionais da educação, principalmente os professores. Os cursos são destinados aos professores da rede municipal, mas há um percentual de 5% para a comunidade em geral. As instituições estão à Rua Manoel Brandão, 110, no bairro Mercês.


Jor. Katiuscia Antunes

Acesse: http://www.uberaba.mg.gov.br

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar