WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/03/2016 - Comemoração do Dia Mundial da Água inclui de Limpeza do Rio e Curso de Mergulho para alunos da rede municipal

Alunos da educação básica de escolas municipais, do 1º ao 9º ano, participam da 9ª Semana da Água no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), localizado na Univerdecidade. O acontecimento educativo é organizado pela Secretaria de Educação (Semed) e pelo Codau para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. O objetivo é fomentar a conscientização das crianças sobre a necessidade da Educação Ambiental. De acordo com a Secretaria de Educação o trabalho está sendo realizado por aproximadamente 2000 alunos da rede de ensino que seguirão com as apresentações até sexta-feira (18).


O evento terá estandes de Leitura e desenho com uma Sala Verde, onde cada grupo escolherá um livro sobre a água e sua importância e, a partir de uma frase a ser retirada do livro, farão uma ilustração. Logo depois, será escolhido o melhor desenho. Os alunos vencedores levarão um brinde a ser determinado e os desenhos serão expostos num varal colocado na sala.


Outro estande importante é a “Exposição de Arte Ecológica”,com exibição de materiais produzidos pelos alunos das Escolas Municipais, durante as oficinas de arte ecológica no ano de 2015, sob a responsabilidade da Professora Rosana Carneiro.


No próximo sábado (19), a partir das 9h, será realizado o segundo evento “Limpando o Rio Grande”, no Ubatã Termas (entrada franca),realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação (Semed), com organização do departamento de Arte Cultura e Projetos Especiais. O projeto terá a coordenação do professor, biólogo e mergulhador Dr. Luis Gustavo Ferreira Oliveira em parceria com aempresa Anfíbio´s Divers.


A ação educativa acontece, simultaneamente, durante a 9ª Semana da Água que é uma versão do Clean Up Day, evento realizado mundialmente, com objetivo de um fim de semana de diversão aliado à consciência ambiental. A atividade contará com o Grupo de Agentes Ambientais das Escolas Municipais Professor José Geraldo Guimarães, Professora Geni Chaves, Reis Júnior, Santa Maria e com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Meio Ambiente, Ministério Público Estadual e o CODAU.


A partir das 9h, será feita uma palestra com a presença dos professores-orientadores e dos alunos, para que haja a sensibilização e orientação sobre a participação. Logo depois, os mergulhadores começarão a procurar no leito do Rio os lixos descartados no local. A empresa Anfíbio´s Divers, organizará as equipes de mergulho para a retirada do lixo e os Agentes Mirins Ambientais, participarão em terra auxiliando no desembarque dos entulhos retirados e a separação do lixo para a devida coleta.


“Esse é o segundo ano que realizamos esse trabalho junto a Secretaria de Educação. No ano passado, retiramos em duas horas de mergulho mais de uma tonelada de lixo. A ação foi bastante positiva e as crianças a cada dia descobrem um pouco mais, sobre a importância da educação ambiental”, diz Luis Gustavo. Ele ainda ressalta, que neste ano o projeto terá 4h de mergulho e os alunos receberão um certificado de participação.


Já na segunda-feira (21), o evento é finalizado com um minicurso de Mergulho em Apneia, para os 20 Agentes Mirins Ambientais, na Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães. A empresa parceira Anfíbios Divers, emprestará os equipamentos para o curso e fornecerá certificado de participação aos alunos.

Jor. Katiuscia Antunes

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar