WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/03/2016 - Alunos da rede municipal recebem aula de iniciação política na posse dos Grêmios

O anfiteatro da PMU ficou lotado na tarde desta terça-feira (15) com cerca de 310 alunos eleitos pelos Grêmios estudantis de 30 escolas municipais. Acompanhados de diretores e professores-orientadores, os novos membros das agremiações receberam das mãos do prefeito Paulo Piau, da primeira-dama Heloísa Piau, da secretária de Educação Silvana Elias e do vereador Kaká Se Liga, os certificados de posse para iniciarem as atividades dos Grêmios Estudantis.


O evento organizado pelo Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), levou estudantes empolgados para o local onde ouviram o professor José Maria Madureira declamar o texto de Bertold Brecht, “O analfabeto político”.


A aluna Lívia Gabriela, presidente do Grêmio Juventude Revolucionária, da Escola Municipal Professora Stella Chaves, discursou questionando o papel do jovem na sociedade, se, é carregar armas ou propagar a violência, ou ao contrário, promover mudanças e novos rumos para o futuro do país.


Aproveitando o nome escolhido para a agremiação e, também, o texto de Bertold, o prefeito Paulo Piau, falou sobre política e revolução, que não é feita somente com armas, como acreditam a maioria das pessoas, mas sim com a vontade de transformar a realidade. “Política não é partido. A vida política se faz por meio de participações em sindicatos, associações. Quem assume os grêmios nas 30 escolas da rede municipal está fazendo política. Quando eu vejo a juventude assumindo responsabilidades, isso me faz crer que esse é o caminho para que possamos construir um país melhor”, completa.


A Secretária de Educação Silvana Elias continuou a explicação sobre a política que é ciência do bem comum. “Para sermos felizes temos que participar da política, ter a consciência do bem comum, mesmo que não tenhamos um cargo político. Precisamos aprender a escolher, discernir o bem do mal, discernir o que é correto e corrupto. O país vai depender muito de vocês”, afirma.


Silvana, que também começou a conhecer a vida política por meio do Grêmio, considera que a educação é uma ferramenta de transformação da sociedade e prospecta: “a vocês estamos entregando uma semente de esperança de transformação, entregando o seu bairro, a sua rua, a sua escola, a sua cidade, o seu estado e o seu país. Não tem jeito de mudar se não for com a força de cada um que está aqui. Eu acredito em vocês. Vocês farão diferente!” e cita o exemplo do prefeito Paulo Piau, quem considera um homem bom e um político sem manchas, como ela diz.


A secretária ainda expõe os feitos da atual gestão em relação à educação: “o que fizemos em três anos e três meses, pouca gente vai conseguir fazer em oito anos. Ninguém faria nada se não tivesse um gestor publico comprometido com as mudanças e os diretores e professores-orientadores nas escolas para se construir um país mais digno.


Esse é o terceiro ano de composição dos Grêmios nas escolas municipais. E o projeto tem dado tão certo, que em 2016, a participação dos alunos foi cinco vezes maior que o ano passado.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar