WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/03/2016 - Participação dos alunos nas eleições dos Grêmios das escolas municipais foi cinco vezes maior que em 2015

Nesta terça-feira (08) foram eleitas novas composições dos Grêmios Estudantis de 30 escolas municipais de Uberaba. A iniciativa é do departamento de Arte, Cultura e projetos Especiais, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com total apoio do prefeito Paulo Piau, que tem no projeto a visão de que os alunos da rede pública podem entender o seu papel como cidadãos, participando da gestão escolar.

Alunos do 6º ao 9º ano e professores participaram da votação. O processo eleitoral é de forma democrática, onde cada chapa foi cadastrada junto à diretora e o professor-orientador. A campanha foi feita por meio de cartazes e rádio escola e em duas delas, foi usado um aplicativo para as eleições online.

O Grêmio é um movimento estudantil que incentiva a participação dos alunos no processo de gestão da escola. Dez alunos foram escolhidos para compor a equipe em cada escola, e terá atuação de um ano para colocar em prática as ideias e ações citadas na campanha.

Esse é o terceiro ano de composição dos Grêmios nas escolas municipais. O prefeito Paulo Piau fez questão de retomar este movimento nas escolas, desde 2013, quando assumiu a prefeitura. E tem dado tão certo, que em 2016, a participação dos alunos foi cinco vezes maior que o ano passado.

A secretária de Educação Silvana Elias começou a carreira política, segundo ela, nas atividades dos Grêmios e considera que a formação dos alunos se torna mais rica por meio da participação efetiva, muito bem aplicada pelas ações como gremistas. “Estamos dando oportunidade aos nossos alunos de desenvolverem o pensamento crítico, as iniciativas de liderança e, principalmente, o entendimento de como funciona todo o processo educacional na escola, que é ponto de partida para formar cidadãos com habilidade de decisão”, completa.

A posse será em evento com o prefeito Paulo Piau, na próxima semana. Logo após esse período, os alunos iniciam os trabalhos nas escolas, conhecendo a parte informativa, tendo o contato com os documentos e o funcionamento do estatuto.

Jorn. Monica Cussi

Comunicação Semed

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar