Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

10/03/2016 - Participação dos alunos nas eleições dos Grêmios das escolas municipais foi cinco vezes maior que em 2015

Nesta terça-feira (08) foram eleitas novas composições dos Grêmios Estudantis de 30 escolas municipais de Uberaba. A iniciativa é do departamento de Arte, Cultura e projetos Especiais, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com total apoio do prefeito Paulo Piau, que tem no projeto a visão de que os alunos da rede pública podem entender o seu papel como cidadãos, participando da gestão escolar.


Alunos do 6º ao 9º ano e professores participaram da votação. O processo eleitoral é de forma democrática, onde cada chapa foi cadastrada junto à diretora e o professor-orientador. A campanha foi feita por meio de cartazes e rádio escola e em duas delas, foi usado um aplicativo para as eleições online.


O Grêmio é um movimento estudantil que incentiva a participação dos alunos no processo de gestão da escola. Dez alunos foram escolhidos para compor a equipe em cada escola, e terá atuação de um ano para colocar em prática as ideias e ações citadas na campanha.


Esse é o terceiro ano de composição dos Grêmios nas escolas municipais. O prefeito Paulo Piau fez questão de retomar este movimento nas escolas, desde 2013, quando assumiu a prefeitura. E tem dado tão certo, que em 2016, a participação dos alunos foi cinco vezes maior que o ano passado.


A secretária de Educação Silvana Elias começou a carreira política, segundo ela, nas atividades dos Grêmios e considera que a formação dos alunos se torna mais rica por meio da participação efetiva, muito bem aplicada pelas ações como gremistas. “Estamos dando oportunidade aos nossos alunos de desenvolverem o pensamento crítico, as iniciativas de liderança e, principalmente, o entendimento de como funciona todo o processo educacional na escola, que é ponto de partida para formar cidadãos com habilidade de decisão”, completa.


A posse será em evento com o prefeito Paulo Piau, na próxima semana. Logo após esse período, os alunos iniciam os trabalhos nas escolas, conhecendo a parte informativa, tendo o contato com os documentos e o funcionamento do estatuto.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub