WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/03/2016 - Alunos da rede municipal são incentivados a se inscreverem nas Olimpíadas de Matemática, Português e Astronomia

Unidades escolares da Rede Municipal de Ensino em Uberaba iniciaram as inscrições para participarem das Olimpíadas de Matemática, Português, Astronomia e Astronáutica, realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Ministério da Educação e Fundação Itaú Social.

Para a diretora da Diretoria de Ensino, Sônia Manzan, a participação dos alunos nas olimpíadas, de forma geral, só acontecerá a partir do momento em que o professor veste a camisa dessa proposta e usa estratégias de motivação para que o aluno participe de todas as ações propostas. “A participação, em especial do município, marca de forma positiva a demonstração de tudo aquilo que é ensinado na sala de aula e apresentado em um projeto amplo, visualizado em território nacional e mundial pelas redes sociais”, diz.

Na opinião dela, o aluno é personagem central do processo e precisa de motivação e os profissionais da educação têm feito muito e é um caminho para mostrarem o que tem feito de bom para o aluno, que é a mola mestra de mudança social.

No ano passado a aluna Juliana Duarte Ferreira, do 7º ano da Escola Municipal Uberaba, foi ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e medalhista de bronze na olimpíada de 2014. No ranking geral, em 2015, ela ficou em 39º lugar, dentre os 40 mil participantes. Este foi o único ouro da cidade. As menções honrosas foram conquistadas por 27 alunos de diversas escolas municipais.

A diretora da escola, Gislene de Freitas Rocha, acredita que as medalhas incentivam a participação dos alunos e esforço para as provas. “As olimpíadas oferecem materiais pedagógicos, importantíssimos para a preparação do aluno. Nossa escola realiza há cinco anos as provas da Olimpíada de Matemática. Com os resultados positivos de estímulo, resolvemos participar esse ano dos outros concursos de Português, Astronomia e Astronáutica. O nosso intuito independente do resultado é a evolução do estudante em cada área”, conclui.

Inscrições - A 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, abriu o evento de única fase para alunos do Ensino Fundamental e Médio, com objetivo de incentivo e capacitação dos professores da rede. As inscrições se encerram no dia 13 de março e ao final da OBA e da MOBFOG, todos os alunos, professores, escolas, receberão um certificado de participação impresso com o seu nome. No ano de 2015, o evento reuniu 837 mil estudantes em quase dez mil escolas.

Já na Olimpíada de Matemática as escolas públicas terão até o dia 01 de abril para se inscreverem no programa. Ao longo de suas edições o OBMEP, ofereceu a mais de 36 mil alunos, a oportunidade de bolsa, para estudar matemática, por um ano no Conselho Cientifico e Tecnológico. O concurso tem como finalidade, estimular os alunos nos estudos e revelar talentos na área.

Na competição da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, Professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas brasileiras, poderão se inscrever até 30 abril. No concurso será feito uma produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O propósito da disputa é colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita do aluno, trabalhando um tema que estreite os vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Jor. Katiuscia Antunes

 

Acesse:

https://www.facebook.com/PrefUberaba

http://www.uberaba.mg.gov.br/portal

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar