WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/03/2016 - Segunda-feira começa com apitaço de "Caça ao Aedes" em diversos pontos da cidade

Escolas da rede municipal se mobilizaram no combate ao Aedes Aegypti
 
Todas as escolas da rede municipal se mobilizaram nesta segunda-feira (07) para uma grande campanha de Caça ao Aedes. A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu junto à comunidade de cada bairro, uma movimentação de conscientização e combate ao mosquito que tem provocado uma epidemia de Dengue, Febre Chicungunya e Zika Vírus no país.


As escolas reuniram os alunos das escolas e saíram em passeata fazendo apitaço pela cidade, simultaneamente. O prefeito Paulo Piau, a secretária de Educação Silvana Elias e o secretário de Saúde, Marco Túlio Cury acompanharam as ações de algumas escolas, incentivando os alunos a se conscientizarem e ajudarem no combate ao mosquito.


Piau andou com os alunos da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes e agradeceu a cada uma das escolas que fizeram esta ação para conscientização da comunidade. “Vamos vencer essa guerra, porque a cada 10 mosquitos, 8 estão dentro da nossa casa. A família da gente é o que temos de melhor e se fizermos a nossa parte, ninguém morre”, diz.
A secretária Silvana Elias, caracterizou-se com viseiras produzidas em EVA pelas escolas e chamou as crianças para o grito de guerra. “A escola é uma célula de transformação. Temos que fazer este tipo de apelo, senão não estamos educando.


A campanha, organizada pela equipe do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI do Programa Saúde na Escola – PSE) e equipe da Semed, teve total apoio e orientação técnico-operacional da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos públicos, como a Guarda Municipal e Centro de Controle de Zoonozes.


Muitos diretores de escolas já estão se mobilizando desde o início de fevereiro, quando começaram a tratar o tema de combate ao mosquito nas atividades regulares das escolas.


A campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti continuará sendo desenvolvida no formato de parceria, até o dia 05 de junho, quando haverá a culminância dos projetos apresentados em combate à dengue.


As escolas receberam orientações sobre os próximos passos da campanha, que incluem: coleta e apresentação de recicláveis: tampas de garrafa de plástico e de vidro, garrafa pet, latas de alumínio, vasilhames usados, pneus, papel de bala entre outros; assegurar o apoio de Cemeis, das Escolas de Educação Infantil e de Clubes de Serviços, Associação de Moradores, Sindicatos, ONGs, etc; promover momentos de criação, cujos resultados sejam desenhos (alunos do 1º ao 5º ano) e redações (alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio) redigidas com caneta de tinta azul ou preta, contendo no mínimo 15 e no máximo 30 linhas (descontado o título) e letra legível, atendendo os critérios de criatividade, coesão, coerência e fidelidade ao tema; listar os endereços das residências ou lotes vagos constando nome do proprietário onde haja sujeira e possibilidade de foco e anexar fotos desses locais; registrar todas as ações, conforme orientações no item 6, deste roteiro;


Além disso, as escolas cumprirão atividades facultativas, como produção e a declamação de poemas com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti” e selecionar alguns desses poemas para a mostra e outro para ser declamado, no Dia do Meio Ambiente; promover a produção e apresentação de música com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti” e selecionar algumas músicas para a mostra e outra para ser cantada, no Dia do Meio Ambiente; promover a produção de curta metragem (de 1 a 5 minutos) com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti” e selecionar alguns desses vídeos para a mostra e outro para ser apresentado, no Dia do Meio Ambiente; realizar atividade educativa com os pais sobre a prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti e comprová-las por fotos ou vídeos e relatos.


Os resultados das ações deverão ser comprovados por meio de fotografias, vídeos curtos, relatos e planilhas ou por qualquer outro instrumento que possa ser visualizado. As redações, os desenhos, os DVDs, com imagens ou vídeos, e as listas de endereços de terrenos vagos, onde exista possibilidade de foco, constando nome do proprietário, deverão ser enviadas à SEMED. Os vídeos poderão ser exibidos no telão, durante o evento, mas caso não haja tempo hábil para a exibição de todos, alguns serão selecionados por equipe especializada.


Todas as escolas já receberam o cronograma e demais atividades que terão a culminância no dia 05 de junho.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar