WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/03/2016 - Segunda-feira (07) será marcada por apitaço em campanha de Caça ao Aedes

Ação da Secretaria de Educação mobiliza todas as escolas municipais em parceria com diversas instituições da cidade.
 
A campanha Caça ao Aedes terá o seu Dia D na segunda-feira (07), quando a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), mobilizou todas as unidades escolares para promoverem junto à comunidade de cada bairro, uma movimentação de conscientização e combate ao mosquito que tem provocado uma epidemia de Dengue, Febre Chicungunya e Zika Vírus no país.


A ideia é que diretores de escolas municipais fizessem parceria com instituições e empresas de cada bairro para poderem realizar o movimento em prol da própria população.


A campanha foi organizada pela equipe do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI do Programa Saúde na Escola – PSE) e equipe da Semed, para orientações sobre o “Dia D de Caça ao Aedes”. Com total apoio e orientação técnico-operacional da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos públicos, como a Guarda Municipal e Centro de Controle de Zoonozes, a assessora da Semed, Gleicemar Barcelos informa que será feita, simultaneamente, um apitaço em torno de todas as escolas, envolvendo toda a comunidade, a partir das 8h30, do dia 07 de março. “Pedimos à população que compreendam que o barulho dos apitos será para chamar todos para lutarem contra a proliferação do mosquito, que tem provocado um quadro de saúde muito preocupante no Brasil”, diz.


Muitos diretores de escolas já estão se mobilizando desde o início de fevereiro, quando começaram a tratar o tema de combate ao mosquito nas atividades regulares das escolas. A secretária de Educação Silvana Elias explica que as escolas se transformam, desta forma, em catalisadoras das ações de enfrentamento ao mosquito, em parceria com entidades classistas, associações de bairros, agentes de saúde, entre outros que queiram abraçar a causa.


A campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti continuará sendo desenvolvida no formato de parceria, até o dia 05 de junho, quando haverá a culminância dos projetos apresentados em combate à dengue.


Trajeto - O prefeito Paulo Piau, ao lado da primeira-dama Heloísa Piau e da secretária de Educação Silvana Elias acompanharão as ações específicas de duas escolas: Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, que segue da escola na Rua Patos, às 8h (saída da porta da escola), com faixas, cartazes, bandeira de Uberaba e do Brasil, gritos de guerra. Segue pela rua Castro Alves, rua dos Inconfidentes e Praça da Abadia. 


Escola Municipal Uberaba – 9h eles estarão chegando na praça do quartel - o trajeto será da escola, seguindo para a av. Lucas Borges e depois na praça Magalhães Pinto. Irão encontrar com eles os alunos e representantes da Escola Municipal São Judas, IFTM e Escola particular Faz. 
Todas as outras escolas, no mesmo horário, farão ações específicas nos bairros.


Escola Municipal Santa Maria vai descer a Rua Goiás e encontrar com outras escolas na rotatória da Santos Dumont com Santa Beatriz.


A Escola Municipal Frei Eugênio sairá com alunos da porta da escola, caminhando pelo bairro São Benedito e culminando no Cine Teatro Vera Cruz. A vice-diretora Ana Márcia de Oliveira afirma que a programação para o “Dia D” será bem completa, com atividades internas e externas.


Na parte da tarde, no Cemei Gervásio Pedro Alves, no bairro Gameleira, um trenzinho sairá da porta da escola com as crianças, cercado por motofogs do Centro de Controle de Zoonoses. Enquanto isso, uma professora estará com alguns alunos, orientando a comunidade com panfletos e explicações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar