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Educação e Cultura

04/03/2016 - Projeto Vivências resgata habilidades pessoais dos gestores escolares

Primeiro encontro será na Chácara Agronelli, com momento de integração entre os profissionais da educação

Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia o ano letivo com encontros diferenciados para os gestores das escolas de ensino fundamental, que se encontrarão, nesta sexta-feira, na Chácara Agronelli, das 7h às 14h. A nova proposta seguirá uma diretriz de humanização, idealizada pela professora Silvana Elias, diante de um diagnóstico feito por meio de informações do Fala Educação, em que ela conversou com os profissionais e viu a necessidade de formatar esse momento com os gestores das unidades escolares. De acordo com a assessora de Programas Federais, Gleicemar Barcelos, que está organizando o evento, serão 20 encontros que significarão ações de fortalecimento pessoal, acolhimento e desenvolvimento de habilidades pessoais.


Os encontros, chamados de Vivências, serão realizados quinzenalmente em espaços neutros, sem custos para a prefeitura, com a participação de uma equipe de três psicólogos da Semed, uma psicóloga da Secretaria de Saúde e duas pedagogas da Semed, Gleicemar Barcelos e Ana Sbrissa. A reunião terá a participação de 31 gestores, divididos em dois grupos. “Fizemos entrevistas com os gestores para saber sobre o interesse deles em participar de encontros como esse e tivemos unanimidade na resposta positiva”, conta Gleicemar.


O projeto tem como finalidade o desenvolvimento das competências emocionais individuais e sociais dos diretores escolares, e influi na promoção do modelo participativo e democrático de gestão escolar. Considerando a importância do líder no equilíbrio e dinamismo dos grupos e na promoção da eficácia e eficiência das organizações escolares, percebe-se a necessidade do desenvolvimento das suas habilidades e competências pessoais e sociais. “O crescimento pessoal do gestor propiciado pelo desenvolvimento da inteligência emocional possibilita o reconhecimento e administração das próprias emoções e as das outras pessoas constituindo em uma estratégia importante nas situações críticas e de conflitos vivenciadas no cotidiano escolar”, cita.


O curso Vivências, como ressalta a secretária de Educação Silvana Elias, segue alguns princípios, como o fomento do desenvolvimento da gestão democrática; auxiliar na percepção da complementaridade entre resultado e desenvolvimento de ações/processos, contribuindo para o despertar de características que auxiliem na aquisição e ampliação dessa percepção; aperfeiçoar as habilidades de comunicação assertiva do gestor com a comunidade escolar, estimulando a prática de feedback; otimizar a mediação e a resolução de conflitos, por meio da potencialização da argumentação individual e grupal; ampliar as habilidades de empatia, escuta e acolhimento; estimular a autocrítica e a capacidade de resiliência e estimular a criatividade, proatividade e a aprendizagem ativa e constante.


Os próximos encontros serão feitos no Museu do Zebu, que fica no Parque Fernando Costa.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed 

 
 
 

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