WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/02/2016 - Secretaria de Educação programa apitaço simultâneo em diversos bairros da cidade

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), programa para o dia 07 de março uma ação conjunta em todos os bairros da cidade que abrangem as unidades escolares da rede municipal de ensino de Uberaba, com a finalidade de combater a proliferação do Aedes Aegypti. Diretores de escolas municipais, estaduais, particulares e representantes de universidades estiveram em reunião, nesta sexta (26), com a chefe de seção de Programas Federais, Mariana Caramori, equipe do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI do Programa Saúde na Escola – PSE) e equipe da Semed, para orientações sobre o “Dia D de Caça ao Aedes”.


Com total apoio e orientação técnico-operacional da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos públicos, como a Guarda Municipal e Centro de Controle de Zoonozes, Mariana informa que será feita, simultaneamente, um apitaço em torno de todas as escolas, envolvendo toda a comunidade, a partir das 8h30, do dia 07 de março.


Duas escolas farão um Pit Stop específico para este dia. São elas: Escola Municipal Uberaba, que fará uma caminhada até a Praça Magalhães Pinto (praça do Quartel) e a Escola Municipal Frei Eugênio, que sairá com alunos da porta da escola, caminhando pelo bairro São Benedito e culminando no Cine Teatro Vera Cruz. A vice-diretora Ana Márcia de Oliveira afirma que a programação para o “Dia D” será bem completa, com atividades internas e externas.


Muitos diretores de escolas já estão se mobilizando desde o início de fevereiro, quando começaram a tratar o tema de combate ao mosquito nas atividades regulares das escolas. Nesta sexta (26), por exemplo a Escola Municipal Sebastião Antônio Leal realizou uma palestra sobre a Dengue em parceria com profissionais da UBS do bairro, com esclarecimentos sobre o que seria o vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, além da mobilização de toda a Comunidade Escolar, para após a palestra, realizar um Mutirão no entorno da Escola.


Na Escola Municipal Sítio do Pica-Pau Amarelo, também houve uma passeata denominada “Xô Dengue”, com participação de pais, alunos, funcionários e toda a comunidade do entorno da escola.


A secretária de Educação Silvana Elias explica que as escolas se transformam, desta forma, em catalisadoras das ações de enfrentamento ao mosquito, em parceria com entidades classistas, associações de bairros, agentes de saúde, entre outros que queiram abraçar a causa. Ela pede para que a comunidade compreenda o apitaço como um “barulho” de enfrentamento a doenças que estão assustando e deixando muitas pessoas com graves problemas de saúde. “É hora de nos unirmos para chamar a atenção e multiplicar ações de combate ao Aedes”, diz.


A campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti continuará sendo desenvolvida no formato de parceria, até o dia 05 de junho, quando haverá a culminância dos projetos apresentados em combate à dengue.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar