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Educação e Cultura

19/02/2016 - Equipe da Semed faz atendimento especializado aos pedagogos das unidades de educação infantil

A intenção é fazer um diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelos profissionais e dar o apoio necessário

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reinicia as atividades escolares em 2016 com a mesma responsabilidade de promover educação de qualidade com o lema: Escola do caminho: vereda que ensina, humaniza e transforma. Neste ano, o Ministério da Educação também estipulou que todas as crianças de quatro e cinco anos deverão estar na escola. Para fazer uma ponte entre o que é preconizado pelo governo federal e as políticas-públicas educacionais, no que compete à esfera municipal, uma equipe do departamento Pedagógico da Semed preparou atendimento especializado aos profissionais que atuam diretamente nas escolas de Educação Infantil. 


Até o dia 23 de fevereiro, elas farão plantão de apoio às pedagogas das 34 unidades de educação infantil. Renata Inácio, chefe de seção, afirma que o apoio a esses profissionais é importante para que a política educacional seja compreendida de forma ampla, conhecendo os problemas e dificuldades de cada espaço. “Estamos trazendo as pedagogas para a Semed. Nós as tiramos do seu espaço de trabalho para que se sintam à vontade para relatar todas as informações”.


A partir deste trabalho, Renata garante que serão identificadas diversas situações, como sugestão de obras e planejamento de ações para a melhoria do ensino-aprendizagem.


Entre os assuntos tratados com as pedagogas estão a socialização da seção de Educação Infantil de 2016, organização da rotina do pedagogo, além de repasse dos instrumentos pedagógicos com apontamentos corrigidos.


Os profissionais atendidos são responsáveis por executar o Projeto Político-Pedagógico da unidade, com a participação da equipe escolar e da comunidade, garantindo o alcance das metas estabelecidas para a aprendizagem. Eles também têm o compromisso de realizar desde a organização da escola, até as acompanhar a frequência e o desempenho dos alunos. “Eles são os profissionais que fazem as atividades da escola acontecer, por isso, precisamos ouvi-los e saber em quê precisam mais de apoio”, diz Renata.


Atualmente, a Educação Infantil conta com aproximadamente oito mil crianças de quatro meses a cinco anos, atendidas nas unidades que atendem esta faixa etária.
Jorn. Monica Cussi

Comunicação SEMED

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