WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/02/2016 - Piau chama sociedade para o combate à dengue numa ação que envolverá alunos da rede municipal

Diante do grave quadro da saúde no Brasil, com casos de Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com parceria e orientação técnico-operacional da Secretaria Municipal de Saúde, convidou para uma reunião, hoje (16), representantes de diversos segmentos da sociedade, para se unirem contra este mal que atinge o país, na ocasião o vereador e presidente da Câmara, Luiz Humberto Dutra esteve presente.


Entendendo que a prevenção depende de informação e de ações efetivamente educativas, a secretária de Educação Silvana Elias, lança um desafio à sociedade uberabense, para se mobilizar na “caça” ao mosquito da dengue. Para isso, todas as pessoas presentes receberam orientações sobre como proceder para a campanha.


Ela explica que as escolas serão as catalisadoras das ações de enfrentamento ao mosquito, em parceria com entidades classistas, associações de bairros, agentes de saúde, entre outros que queiram abraçar a causa e tornar Uberaba uma cidade mais limpa e fora do risco que essas doenças causam.


A ideia é colocar todas as pessoas dos bairros no entorno das escolas para pensarem e executarem ações para o combate. Já no dia 07 de março, haverá um dia de mobilização, com ações pontuais em todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal. A campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti continuará sendo desenvolvida no formato de parceria, até o dia 05 de junho, quando haverá uma premiação para os melhores projetos apresentados em combate à dengue, que conseguirem cumprir diversos requisitos estipulados pela Semed. Essas orientações serão repassadas posteriormente.


Durante o evento, Paulo Piau chamou a atenção dos presentes sobre a grave situação de saúde que o país enfrenta e convidou a sociedade para participar das ações, lembrando que não é um pedido do prefeito, mas sim do homem cidadão, pai e avô, que sabe que todos estão correndo risco de morte se ninguém se unir no combate. “Temos que prevenir, não basta jogar fumacê, não podemos deixar o mosquito nascer, temos que fazer o combate cada um na sua casa, no seu quintal, no seu terreno, temos que fazer juntos contra a dengue”, exalta Piau


O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury falou sobre as ações que já vêm sendo realizadas desde o ano passado e a secretária de Educação Silvana Elias afirmou estar muito preocupada com a situação. “As pessoas precisam estar conscientes de que a situação é muito grave e que se não cuidarmos juntos, cada um na sua casa, no seu quintal, as doenças podem matar, inclusive as pessoas que amamos”.


A infectologista Daniele Borges Maciel ministrou curta palestra de esclarecimento sobre a Dengue, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya e abordou, clamaramente, a real situação que vive o país e o mundo.


Ao final do evento, os representantes das escolas ficaram no saguão do anfiteatro, separados por bairros, para que todos os interessados em firmar as parcerias e participar do concurso os procurassem. A equipe do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), que ajudou a organizar o evento, providenciou um roteiro entregue a cada participante, com o endereço e o telefone das escolas para que o contato seja feito posteriormente e firmadas as parcerias.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed


https://www.facebook.com/PrefUberaba

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar