WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/02/2016 - Professor da UFTM abre ciclo de formação para educadores de Tempo Integral

De hoje (15) até o dia 26 de fevereiro, todos os profissionais que atuam em turmas com Tempo Integral, nas 27 unidades da rede municipal que atendem o programa, participarão de cursos de formação para melhor atender à comunidade. Em uma parceria entre as diretorias de Apoio à Educação Básica, de Ensino e de Assuntos Esportivos Educacionais, o primeiro dia foi marcado por um encontro no Cemea Boa Vista, no período da manhã e a palestra de formação profissional com o mestre em Educação Física, professor Wagner Wey Moreira, da UFTM.


O educador fez uma reflexão com os professores presentes sobre a importância deles colaborarem com a formação pessoal e cidadã dos alunos, aproveitando o tempo com eles e incentivando a conscientização e a vivência de situações que incluam temas como o respeito, a educação, a solidariedade. “Para a criança estar na escola, a escola tem que ser diferente. Se queremos um Brasil diferente, está na hora de parar de reclamar do passado e se preocupar com o futuro. Cidadania é igual atitude. Se eu sou omisso, os nossos alunos também serão omissos”.


Para ele, os educadores físicos precisam fazer planejamentos de aula e desenvolver conteúdos de forma diferente, para que a educação seja para atender a totalidade daquele ser em formação. “Educação, até hoje, é sinônimo de sala de aula. Como podemos colaborar para a formação dos nossos alunos? No nosso espaço, estamos fazendo isso com competência?”, indaga.


Wagner faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO) e continuará o segundo módulo do curso nesta terça (16), às 13h30, no anfiteatro da PMU.


Silvana Elias, secretária de Educação do município afirma que os profissionais da educação precisam enxergar o sujeito que está à sua frente, como um ser político, social, cultural, que precisa ser movido pela entrega do educador, pelo compromisso e pela paixão em educar.


A expectativa é de que participem de todos os cursos aproximadamente 200 profissionais. As atividades são direcionadas à atualização dos professores da rede municipal de ensino, de forma que o resultado seja positivo para o ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes, com educação de qualidade e comprometimento, no Tempo Integral.


Entre os assuntos abordados estão: Programa Saúde na Escola (PSE); Articulando as possibilidades da Educação em Tempo Integral e o Atendimento Educacional Especializado; Mandalas do Saber; Valores Humanos; Biblioteca Escolar: Centro Difusor do Fazer Educativo.

Monica Cussi
Comunicação SEMED


https://www.facebook.com/PrefUberaba/?fref=ts

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar