WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/02/2016 - Alunos de Tempo Integral da rede municipal terão modificações nos horários de aulas nas próximas duas semanas

Nas próximas duas semanas, os alunos das 27 escolas municipais de ensino fundamental, atendidos pelo Tempo Integral, terão mudanças na rotina. Isso porque os diretores, pedagogos, professores regentes, oficineiros e arte-educadores estarão participando do Curso de Formação Continuada para profissionais que atuam em turmas de Tempo Integral, no período da manhã. Portanto, a chefe do departamento Pedagógico, Luciana Ciabotti, afirma que os alunos que têm atividades neste turno foram avisados pela escola sobre o procedimento correto. “As unidades já se organizaram e os pais foram devidamente avisados. As aulas no período vespertino acontecerão normalmente”, garante.


A diretora da Escola Municipal Santa Maria, Valéria Salgado, conta que sua equipe se mobilizou para informar a comunidade, afixando cartazes, enviando bilhetes para os pais, conferindo a assinatura dos mesmos e, ainda, ligando na casa dos alunos faltosos. “Conversamos com os pais na saída e na entrada, na quinta e sexta. Além disso, ligamos na casa das mães que questionaram”.


O tema do curso, que acontecerá no Cemea Boa Vista tem como foco as Práticas Educativas em Tempo Integral numa Perspectiva Científica. A expectativa é de que participem aproximadamente 200 profissionais. A secretaria de Educação informa que este curso para os professores é direcionado à atualização deles, de forma que o resultado seja positivo para o ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes, com educação de qualidade e comprometimento.


De acordo com Luciana, o objetivo do curso é promover momentos para análise das diretrizes de organização e funcionamento das turmas de Tempo Integral das Unidades Escolares de Ensino Fundamental, bem como propiciar reflexões diversas sobre a prática pedagógica que articule os componentes curriculares obrigatórios com as atividades/oficinas do Programa Mais Educação.


Uberaba destaca-se no cenário educacional do país como um dos poucos lugares em que as escolas da rede municipal organizam o Plano Curricular das turmas de Tempo Integral, articulando as atividades ofertadas pelo Programa Mais Educação (oficinas e outras atividades) com os componentes curriculares obrigatórios, bem como intercalando o lúdico ao aprendizado sistematizado como espaço educativo de construção de conhecimento.


Em Uberaba, 95% (noventa e cinco por cento) das Unidades Municipais de Educação Infantil funcionam com turmas em Tempo Integral e 97% (noventa e sete por cento) das Unidades Municipais de Ensino Fundamental possuem turmas em Tempo Integral.

O curso acontecerá em duas etapas: 40 (quarenta) horas, cumpridas de forma presencial, nos períodos de 15/02 a 19/02 e 22/02 a 26/02, das 7h30min às 11h30min; e 20 (vinte) horas, cumpridas a distância, por meio da elaboração de 03 (três) Relatos de Experiência. Todas as etapas da referida formação serão reconhecidas pelo Departamento de Formação Profissional/Casa do Educador, para efeito de certificação, e devem ser cumpridas por todos os participantes do curso.


Entre os assuntos abordados estão: Programa Saúde na Escola (PSE); Articulando as possibilidades da Educação em Tempo Integral e o Atendimento Educacional Especializado; Mandalas do Saber; Valores Humanos; Biblioteca Escolar: Centro Difusor do Fazer Educativo.

Monica Cussi
Comunicação SEMED


https://www.facebook.com/PrefUberaba/?fref=ts

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar