WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

05/02/2016 - Escolas Municipais fazem paródias com marchinhas carnavalescas e diversas atividades contra o Aedes Aegypti

Semed prepara uma grande ação de cidadania envolvendo escolas e comunidade
 
O prefeito Paulo Piau faz um apelo à população para se empenharem no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya, doenças que causam risco de morte na população brasileira. O Ministério da Saúde prevê uma epidemia em 2016 e, por isso, a secretária de Educação, Silvana Elias, já fez o pedido aos diretores das unidades escolares para se empenharem, já nos primeiros dias de aula, a tratar sobre o assunto com os alunos.


Silvana afirma que já está mobilizando diretores e professores para que, na primeira semana de aula, a cidade veja uma mobilização por parte das unidades escolares, a fim de alarmar a população para uma boa causa: a prevenção.


Já no primeiro dia de aula, as crianças da Escola Municipal Frei Eugênio receberam uma incumbência: decorar as paródias de carnaval com o tema dengue e nesta sexta, farão o Grito de Carnaval e concurso de paródias.


A professora de matemática Rosângela Alves Nascimento trabalhou com os alunos do 5º ano a música carnavalesca “Taí” com a seguinte adaptação: “ Taí, eu fiz tudo para não ter dengue aqui/ O mosquito aqui não prolifera não/ Aqui tem, aqui tem, aqui tem o mutirão.” (Trecho)
Na Escola Municipal Professora Maria Lourencina Palmério, no Jardim Uberaba, foi decidido fazer o “Carnaval sem mosquito”, que segundo a diretora Márcia Ferreira, é uma ação para a conscientização da comunidade escolar em relação aos cuidados que todos devem ter para que se possa acabar com o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, ezika virus. “Realizaremos uma volta festiva no entorno da escola, entregando leques para o carnaval, com mensagem sobre o aedes, para os moradores e faremos a culminância com um carnaval na quadra da escola”, conta.


Na E.M. Arthur de Mello Teixeira, nesta sexta-feira (05), a equipe realizará uma mobilização contra o mosquito com panfletagem no entorno da escola, envolvendo alunos do matutino e pais, das 8h às 9h, como informa a diretora Sandra Mara Soares.


O Cemei Maria Assis Rezende (Serrinha) realizará as seguintes atividades:


Apresentação de teatro para as crianças; filmes infantis que falam sobre o mosquito e como acabar com ele; Folders informativos para a família e Grito de carnaval (machinhas relacionadas a dengue).


Elaine de Oliveira Chesca, diretora do Cemei Paraíso alerta que “é preciso nos conscientizar sobre a importância de cada um no combate ao mosquito da dengue, fazer sua parte dentro do seu domicílio, com medidas que erradicam ou, pelo menos, diminuam o risco do mosquito de se desenvolver”.


Silvana Elias indica que a Semed atenderá ao pedido do prefeito além de cumprir o papel de cidadania. Ao longo do mês de fevereiro uma equipe da Semed, em parceria com a Secretaria de Saúde, Zoonozes, outras secretarias e instituições da cidade, traçará um grande evento de mobilização da sociedade para o combate efetivo.


Lembrando que a prefeitura, por meio do departamento de Controle de Endemias e Zoonozes, da Secretaria Municipal de Saúde, indica que os motofogs estão nas ruas, além do trabalho de fumacê e dos 500 agentes de endemias e de saúde que também percorrem os 77 bairros da cidade.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED
https://www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar