WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/02/2016 - Secretaria de Educação retoma atividades dos Grêmios Estudantis em fevereiro

A volta às aulas no dia 04 de fevereiro marca também o início das atividades com os Grêmios Estudantis, bandeira levantada pelo prefeito Paulo Piau e pela secretária de Educação, Silvana Elias, dentro das Escolas Municipais. Em 2013, quando Piau assumiu a administração de Uberaba, havia apenas dois grêmios. Houve o desejo de mudança e, hoje, 31 escolas trabalham a atuação gremista, como forma de incentivar o protagonismo juvenil.
Em fevereiro, serão definidas novas ações para os gremistas nas escolas, como informa a diretora da Diretoria de Apoio à Educação Básica, Edilene Leal. Ela indica que o primeiro mês de aulas é para preparar encontros com professores e alunos para a formação e envolvimento com a comunidade escolar, para que entendam o processo. “É preciso que eles se sintam peças importantes de mudança e queiram participar deste movimento”, comenta.
Serão escolhidos, por meio de eleição, até 10 alunos componentes para cada chapa, que será votada e os vencedores tomarão posse, provavelmente em março, em solenidade com o prefeito. Os participantes são estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Edilene afirma que o trabalho de preparação dos alunos, será feito pelos ex-gremistas, eleitos em 2015, para que os novatos entendam a importância da participação. “Os Grêmios Estudantis da rede municipal são modelo para outras escolas, como elemento para que outras unidades tanto da rede pública, quanto particular, não tenham medo de deixar o aluno participar das decisões”.
Os alunos gremistas participaram no ano de 2015 com diversas ações, sempre em prol de alguma causa, além de treinamentos de liderança. Um dos objetivos da formação dos Grêmios é aproximar os jovens de questões como cidadania e participação na política pública, por meio do diálogo entre as partes.
Silvana Elias começou a aprender sobre a vida pública no grêmio escolar e incentiva aos alunos que precisa de mais lideranças legítimas. “Formamos estes alunos para serem águias. Não tem gente sem capacidade, o que falta é oportunidade, e isso eles podem ter dentro da Rede Municipal de Ensino”.
Monica Cussi
Comunicação SEMED
Acesse: https://www.facebook.com/PrefUberaba/?fref=ts

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar