WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

25/01/2016 - Rede municipal define diretrizes para o Tempo Integral nas escolas de ensino fundamental

A Secretaria de Educação (SEMED) publicou no Porta-voz nº 1366, de janeiro de 2016, a Portaria que estabelece as diretrizes para a ampliação da jornada nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Uberaba, por meio dos programas Educação em Tempo Integral. Somente em 2015, foram atendidos quase nove mil alunos em Tempo Integral, incluindo escolas e Cemeis.
De acordo com a assessora de logística, Mara Bóscolo, a ampliação da jornada escolar nas escolas municipais de Ensino Fundamental tem por finalidade ampliar o tempo e o espaço educativo e promover a extensão do ambiente escolar mediante a realização de atividades culturais e esportivas integradas com o Ensino Regular nos dois turnos escolares.
O currículo da Educação em Tempo Integral será constituído pelos componentes curriculares previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Base Nacional Comum e Parte Diversificada) e pelas oficinas a serem escolhidas pelas Unidades Escolares, nos seguintes eixos: arte e Cultura; acompanhamento pedagógico e esportes. E este ano, a novidade é que as escolas poderão organizar as oficinas de acordo com a realidade de cada aluno. “Os alunos poderão escolher, dentre os três eixos, qual oficina ele deseja frequentar”, diz.
Ela destaca que o Tempo Integral promove a inserção do aluno na comunidade, bem como a aproximação entre escola e comunidade, por meio de atividades que visem o fortalecimento do papel social e transformador da escola.
Silvana Elias, secretária de Educação, afirma que a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola ou em atividades extras contribui para a redução das taxas de abandono e de repetência na rede pública municipal, além de apresentar melhoria no ensino-aprendizagem.
As atividades de ampliação da jornada escolar serão realizadas nos seguintes espaços: Centro Municipal de Educação Avançada Eurídice Ferreira Melo –“Dona Lindu” – (CEMEA Boa Vista); Centro Municipal de Educação Avançada Cairo Theodoro Baptista – (CEMEA Abadia); na própria unidade escolar; outros espaços da comunidade.
A ampliação da jornada escolar nas escolas será ofertada por meio dos seguintes programas: Educação em Tempo Integral, prioritariamente para as turmas de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental, em oficinas a serem desenvolvidas nos turnos matutino e vespertino, de forma integrada ao Ensino Regular; Jornada Ampliada, para as turmas do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental, com atividades desenvolvidas no contraturno do Ensino Regular.
Para que o aluno seja matriculado nos Programas Educação em Tempo Integral e Jornada Ampliada, além dos documentos descritos na Portaria da Matrícula publicada anualmente pela SEMED, serão exigidos: preenchimento de formulário de perfil socioeconômico familiar; autorização dos pais/responsáveis para o deslocamento do aluno a outros espaços educativos; relatório circunstanciado do desenvolvimento da aprendizagem do aluno, no caso de transferência.
Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED
Acesse:https://www.facebook.com/PrefUberaba/?fref=ts

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar