WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/01/2016 - Polo da UAB em Uberaba tem nova estrutura e aguarda aprovação de novos cursos

Polo da UAB em Uberaba tem nova estrutura e aguarda aprovação de novos cursos

Em Uberaba, a UAB coordenada em conjunto com o Departamento de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação, está com sede nova (Rua Manoel Brandão, 110 – Mercês – perto do novo shopping) e algumas novidades para 2016, conforme informa o coordenador do Polo Luiz Henrique Araújo.

O polo funcionou, temporariamente, na Escola Municipal Boa Vista, e atendeu entre os anos de 2013 a 2015 cerca de 1497 (mil quatrocentos e noventa e sete) alunos nos diferentes cursos ofertados, como graduações em Administração Pública, Pedagogia, Licenciatura em Língua Espanhola e Matemática. E outros como curso de aperfeiçoamento em Educação Científica e de Prevenção de Uso de Drogas para educadores de escolas públicas, entre outros.

Neste ano de 2016, o Polo UAB já está funcionando em sede própria, totalmente idealizada para atender às necessidades dos projetos de formação inicial e continuada. “Nossos alunos tem, nessa nova 'casa', à sua disposição dois laboratórios de informática com 20 vinte computadores cada, sete salas de aula com carteiras universitárias e ar-condicionado, biblioteca, sala de tutoria, lanchonete, teatro de arena, espaços internos para convivência e banheiros com acessibilidade. Toda essa infraestrutura foi custeada pela Prefeitura Municipal e por verba parlamentar destinada pelo então deputado federal Paulo Piau”,conta.

Quanto à oferta de cursos para 2016, foi solicitada à CAPES e ao Fórum Estadual de Educação a abertura dos seguintes cursos de Formação Inicial: Graduação em Administração Pública, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Filosofia e Licenciatura em Educação Física; e dos seguintes cursos de Formação Continuada: Especialização em Gestão Pública, Especialização em Gestão Pública Municipal, Especialização em Gestão Pública em Saúde, Especialização em Esportes e Atividades Físicas inclusivas para pessoas com deficiência e Especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação para o ensino fundamental. Estes cursos, se aprovados, serão realizados em parceria com diversas Instituições Federais de ensino.

Para Luiz, o número de participantes e a grande procura pelos cursos da UAB revelam que a educação à distância está em ascensão apresentando-se, cada vez mais, como um instrumento contra a segregação social, dando oportunidade àqueles que não possuem formação adequada ao desempenho de suas atividades de adquiri-la.

“O Polo de Uberaba conta com uma equipe alicerçada em valores éticos, profissionais e educacionais que promovem o desenvolvimento do programa UAB, favorecendo a melhoria da educação não só em Uberaba, mas em toda nossa região”, finaliza.

UAB - Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil – UAB é um programa do Ministério da Educação, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação e tem como prioridade a formação de professores da Educação Básica.

Com os objetivos de elevar a formação e a profissionalização dos quadros do magistério da educação básica das respectivas redes públicas, estadual e municipal, e diminuir a distância histórica existente entre a relação educação e trabalho, as Instituições Federais de Ensino Superior – IES, contando com parcerias nas esferas federal, estadual e municipal, se comprometem a oferecer uma educação de qualidade aos municípios brasileiros. Além de atender à prioridade do programa de promover a formação de professores da Educação Básica com a oferta de cursos de licenciatura/graduação e de formação continuada, o Sistema Universidade Aberta do Brasil, também, disponibiliza vários outros cursos superiores nas mais diversas áreas do saber.

Jorn. Monica Cussi 

Comunicação SEMED

Acesse: www.facebook.com/PrefUberaba

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar