WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/01/2016 - Alunos de diversos estados participam do projeto VER-SUS em Uberaba

 Com apoio da Secretaria Municipal, 25 estudantes de cursos da área da saúde visitaram diversos órgãos com atendimento no SUS
          Vinte e cinco estudantes universitários de cursos da área da saúde, de Uberaba e outros municípios do país, como Curitiba, Campo Grande e Belo Horizonte, estão na cidade participando do projeto do Ministério da Saúde de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, durante toda esta semana eles estão visitando diversos órgãos com atendimento no SUS e vivenciando na prática os principais desafios e potencialidades do sistema de saúde. O projeto acontece sempre nos meses de férias e tem o objetivo de contribuir para a formação de trabalhadores para o SUS, propiciando a imersão dos estudantes nos serviços de saúde, gerando assim maior efetividade em seus estudos acadêmicos.
         O estudante de psicologia da Uniube e membro da comissão organizadora do projeto na cidade, Rodrigo César de Almeida, explica que os gastos com transporte, hospedagem e alimentação são custeados pelo Ministério da Saúde e a organização fica a cargo da Rede UNIDA. “As comissões conversam cada uma em seu município e verificam quais podem receber estudantes para terem esta vivência. E os estudantes escolhem qual cidade querem visitar de acordo com o seu interesse. No caso de Uberaba, nós conversamos com o secretário e tivemos todo o apoio para desenvolver o projeto aqui”, comenta.
         Em uma semana os estudantes estão conhecendo diversos órgãos ligados à Atenção à Saúde, como Unidades Básicas, Centro de Atenção Psicossocial, Departamento de Zoonoses, Hospital Universitário Mário Palmério, entre outros. Na tarde de quarta-feira (13) eles estiveram na sede da Secretaria de Saúde onde receberam orientações sobre o funcionamento do trabalho da Vigilância Sanitária. “Repassamos diversas informações sobre as nossas áreas de atuação no controle de qualidade de produtos e serviços prestados à população”, afirma a diretora Patrícia Vanessa Vieira de Matos.
         “É muito interessante para Uberaba participar do VER-SUS e receber alunos de várias regiões do Brasil, para esta troca de experiência com os nossos profissionais. É uma contribuição para a formação destes estudantes o município abrir as portas dos órgãos de saúde para estas vivências”, afirma o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.
         De acordo com Rodrigo Almeida, o grupo está realizando uma média de quatro visitas ao dia e no sábado (16) acontece a atividade de encerramento e retorno dos estudantes de outras regiões.
 
Juliana Fidelis (14/01/16)
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar