WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

05/01/2016 - Secretária de Educação aposta no uso das tecnologias educacionais para melhor desempenho de alunos

Silvana Elias agradece o empenho de Piau para as ações da Educação em 2015 e aguarda chegada de nove laboratórios
 
A secretária municipal de Educação Silvana Elias, entre tantas metas propostas para a pasta durante a sua gestão, tem como uma das prioridades promover o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta de enriquecimento pedagógico na rede pública municipal. Por meio de ações do Departamento de Tecnologia e Informática Educacional (Detic), coordenado por Luís Sérgio Carvalho, podem-se citar dois destaques: a criação do GT de EducTec, com a finalidade de buscar novas tecnologias para as escolas e a aprovação da solicitação de novos laboratórios de informática para nove unidades.
O GT EducTec tem como finalidade incentivar o uso da tecnologia com ludicidade, implantando jogos ou outro tipo de software que respeite o processo de desenvolvimento dos alunos. O projeto-piloto foi realizado na Escola Professora Olga de Oliveira e a professora coordenadora Daniela dos Anjos, conta que foi feita uma atualização do software e da memória, de 4G para 16G, para que se dê condições de trabalhar efetivamente com os alunos. Os jogos e aplicativos não dependem do uso da internet Atualmente, são 40 computadores que foram reformulados. A intenção da secretária de Educação, Silvana Elias, é de estender este projeto, gradativamente, para todas as escolas.
Dentro deste projeto os alunos dos Grêmios Estudantir, do AMA (Agentes de Meio Ambiente) e Jovens Empreendedores das escolas municipais Professora Stella Chaves, Santa Maria, Norma Sueli Borges e Madre Maria Georgina, participam de um treinamento de cinco encontros com o GT EducTec. A finalidade é estimular a utilização do UCA (Um Computador por Aluno) e o novo sistema operacional instalado nos equipamentos da escola-piloto.
Dentro desta proposta de incentivo às TICs, as escolas municipais Arthur de Melo Teixeira, Boa Vista, Joubert de Carvalho, Prof. José Geraldo Guimarães, Profª Esther Limírio Brigagão, Profª Niza Marquez Guaritá, Profª Terezinha Hueb de Menezes, Uberaba e Frei Eugênio já podem comemorar e aguardam a chegada de novos equipamentos para os laboratórios de informática, por meio do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), previsto até o fim de janeiro de 2016. Cada um desses locais receberá dezoito microcomputadores e um servidor. Os laboratórios ProInfo estão instalados em 29 escolas de Ensino Fundamental, porém os equipamentos são de 2009.
O Detic, atendendo às propostas da Secretaria da Educação realizou algumas ações pontuais para contribuir com este processo. Segundo ele, foram feitos diversos investimentos em infraestrutura neste ano de 2015, como a implantação de nova rede sem fio, além de solicitação do aumento do link de internet para todas as unidades escolares municipais.
“Mudamos nosso departamento para um novo espaço com salas apropriadas com implantação de laboratórios de formação para manutenção e suporte à informática educacional e, também, promovemos a formação dos coordenadores tecnológicos para o concreto uso das TICs nas unidades”, afirma.
Silvana Elias sabe a necessidade de cada escola em relação ao acesso às TICs e aguarda com muito orgulho a chegada dos equipamentos que irão compor os novos laboratórios. “A ampliação e renovação dos laboratórios de informática são aliados para a escola e para toda a comunidade, pois é uma ferramenta em potencial para transformar vidas”, finaliza.
Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED 
 

www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar