WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

30/12/2015 - SEMAM é referência em licenciamento no interior de Minas

A secretaria de Meio Ambiente de Uberaba é um das poucas do Estado de Minas Gerais, que estão aptas a fazer licenciamento. De acordo com a secretaria, Uberaba tem estrutura física e pessoal altamente capacitado para isso, conforme determina o convênio efetivado junto ao Estado e que tem a aprovação do Conselho Estadual do Meio Ambiente.


Conforme explica o secretário Ricardo Lima, a Semam dispõe de um departamento específico que trata de questões relacionadas à supressão arbórea e intervenção e outro departamento que atua no controle e fiscalização, que faz parte das atividades da pasta, a partir do momento em que se tornou órgão licenciador.


A Semam pode licenciar as classes de 1 a 4, bem como emitir Declarações de Não Passível de Licenciamento. “Ao fazer este trabalho a secretaria cuida de forma efetiva da gestão ambiental do município, já que detém o controle das políticas públicas que estão em desenvolvimento na cidade”, destacou Lima.


Projetos – Também está em andamento o Projeto Cidade Verde, que engloba o programa de Arborização Urbana, que de forma consciente distribui mudas de espécies propicias para cada local e os cuidados que os cidadãos devem ter. Também em fase de projeto, estão as ações para revitalizar a Mata do Carrinho, bem como o Parque do Jacarandá. Sendo que neste último, o projeto se encontra no IBAMA para avaliação. É preciso lembrar ainda que a Mata do Ipê está em pleno funcionamento, após revitalização.


Ao longo do ano, o destaque também foi o setor de Educação Ambiental com suas conferências e apresentações, que chama atenção do cidadão para o cuidado com o meio ambiente, atingindo ainda as crianças da rede municipal de ensino, preparando o pequeno cidadão para cuidar do local onde vive de forma consciente e sustentável. No atendimento a comunidade o Centro Técnico também é destaque, recebendo as demandas da população, encaminhando seus técnicos para as averiguações necessárias e fazendo todos os atendimentos necessários.  Para 2016 é expectativa é colocar mais projetos em andamento, arborizar a cidade e garantir a legalidade das ações na área ambiental, fiscalizando o cumprimento das leis vigentes.
 

Secom/PMU

www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar