WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

30/12/2015 - Semed comemora avanços em 2015 e garante mais vagas nas escolas para 2016

Diante de tantas conquistas para a Educação Municipal de Uberaba em 2015, a secretária da pasta, Silvana Elias, aponta que não se pode ter qualidade no ensino se as crianças e adolescentes, bem como os professores, não tiverem estrutura para desenvolver o trabalho dentro de um ambiente agradável. E foi pensando nisso, que o prefeito Paulo Piau priorizou a construção de 15 unidades escolares durante o seu mandato, além de mais de 40 reformas, a maioria com inaugurações neste ano. “Teremos mais sete unidades que serão entregues em 2016, cumprindo com o compromisso de promover o acesso à educação para a população de Uberaba, dentro da faixa etária que compete ao município”.

Além disso, 25 escolas de Ensino Fundamental e 15 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) foram beneficiados com novas carteiras, mesas de professor e cadeiras. O mobiliário foi adquirido com recurso do Plano de Ações Articuladas (PAR) conquistados junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Governo Federal, correspondendo a uma soma de quase R$ 1 milhão. A diretora da E. M. Professor Anísio Teixeira, Edna Maria Chimango, afirma que “receber as carteiras na escola foi uma grande conquista. Há 21 anos, a idade da escola, nunca tivemos uma carteira reposta. Elas estavam quebradas, sem condição de uso, o que compromete de fato a aprendizagem. O significado de estar na escola, de se sentir respeitado nos seus valores, não é apenas e tão somente o ato de escrever, é se sentir parte do contexto”.

O grande destaque desta gestão foi a implantação do Novo Plano de Carreira do Magistério que concedeu aos servidores da educação em Uberaba, uma vitória desejada há muitos anos. O documento foi elaborado em plena discussão com diversos representantes que ajudaram a finalizar as propostas, e já está em vigor, como a contemplação de diretores escolares, auxiliares de direção e diretores de Cemeis, que receberão reajustes salariais. Além destes, o plano também atende a questão de um terço de extraclasse, a carga horária dos educadores da educação infantil, a extraclasse dos coordenadores pedagógicos, e também, os vice-diretores, os profissionais que atuam na inclusão, atendimento educacional especializado, cuidador de apoio e educação especial, dentre outros. “Vinte e cinco mil alunos dependem do trabalho dos educadores e nada mais justo do que a valorização profissional, tão necessária no nosso país, principalmente, quando se fala em educação”, desabafa Silvana.

Completando este trabalho de valorização do educador, é imprescindível citar o trabalho de formação continuada realizado pela Casa do Educador “Professora Dedê Prais”, que tem excelentes perspectivas para o próximo ano, com a mudança de casa e novos cursos do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). De acordo com o coordenador do polo, Luiz Henrique Araújo, foram solicitadas 300 vagas para graduação em pedagogia, além de pedidos de abertura de cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde. “Em fevereiro, faremos ampla pesquisa em toda a rede municipal para conhecer a necessidade de cursos de formação e podermos solicitar ao Ministério da Educação. Atualmente, a UAB atende a 386 alunos, em sua maioria funcionários públicos e pessoas de baixa renda.

A Casa do Educador atendeu em 2015 quase 15 mil pessoas, dentro dos eventos realizados na unidade. Somente o XIX Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro, reuniu quase 10 mil pessoas de diversas cidades.

Além do atendimento nas unidades escolares, para crianças de 4 meses até vagas do 9º ano, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação ainda oferece apoio especializado a crianças com necessidades especiais. O Centro de Referência em Educação (Crei) Paulo Antônio Pável tem pouco mais de um ano de funcionamento e promove a educação inclusiva dando suporte à política educacional de Uberaba. Foram mais de 5 mil atendimentos neste período. Atualmente, o Crei conta com 129 profissionais especializados para atender às crianças com diversas necessidades.

Entre outras conquistas, pode-se falar do destaque dos alunos da rede municipal, sempre incentivados pelos professores orientadores. No esporte, amparados pelo Departamento de Assuntos Esportivos Educacionais, os alunos Júlia Oliveira e Guilherme de Sene foram campeões mundiais de Ginástica Acrobática. Por meio do esporte, muitos alunos se destacaram em campeonatos municipais, regionais e nacionais.

Já no esporte do conhecimento, a aluna da Escola Municipal Uberaba, Juliana Duarte Ferreira foi ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), além de outros destaques na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

“Se fôssemos citar todos, teríamos uma lista de conquistas, como o Programa Escola e Família, o Programa Saúde na Escola, a nossa ação de revitalização das bibliotecas, o Espaço Aprender, os novos laboratórios de informática, a implantação da robótica nas escolas e, recentemente, o lançamento de nossas novas ferramentas de comunicação. Vendo tantas vitórias, sabemos que estamos no caminho certo”, completa Silvana.

Para 2016, serão entregues novas sete unidades escolares, mais reformas e a abertura da sede própria da UAB e da Casa do Educador, com recursos de Emenda Parlamentar do prefeito Paulo Piau de R$ 300 mil. Silvana ainda garante a realização das Olimpíadas Esportivas e do Conhecimento e a implantação do Caeja (Centro de Atendimento ao Educando Jovem e Adulto), que funcionará nos Cemeas, sendo que o ensino será voltado para temas específicos como empreendedorismo e sustentabilidade, por exemplo. “A Escola do Caminho: vereda que ensina, humaniza e transforma, o lema da Secretaria de Educação é esta, que promove mudanças profundas desde a estrutura física até o desenvolvimento do aluno como ser humano, que sonha e tem vontade de realizar”.

 

Secom/PMU

www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar