WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/12/2015 - Alunos de escolas municipais participarão do projeto Sanitaristas Mirins, do IMA, em 2016

Com o objetivo de promover o aprendizado de alunos do ensino fundamental com informações em relação aos cuidados com a sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) desenvolve, há 12 anos, o projeto Sanitaristas Mirins – A educação sanitária no dia a dia dos alunos – Descobrindo a agropecuária na escola. Pela primeira vez, o projeto será realizado em Uberaba, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Duas escolas serão contempladas: Escola Municipal Sebastião Antônio Leal (bairro rural da Baixa) e Escola Municipal Gastão Mesquita Filho (Ponte Alta). A ideia, de acordo com a Fabiana Gomes Pierini, representante regional de Educação Sanitária e Agroindústria Familiar do IMA, é estender o projeto a outras escolas em 2017.

A parceria já foi firmada e atenderá 25 alunos, de 4º e 5º anos das duas escolas em 2016, sendo que os 30 professores coordenadores dos Agentes Ambientais Mirins (AMA), também participarão de um curso, já em março de 2016, para se capacitarem em relação ao tema.

“A nossa expectativa é que esses alunos e professores se tornem multiplicadores do conhecimento de sanidade animal e dos nossos programas oficiais de vacina, além das informações sobre inspeção de produtos animais e vegetais”, afirma. Fabiana ainda explica que o projeto será desenvolvido com o material didático fornecido pelo IMA, com o livro Educação Sanitária no dia a dia dos alunos, além de visitas in loco, para que os alunos vejam como é feita a vacinação da febre aftosa ou visitas ao escritório seccional ou agroindústrias, por exemplo.

A chefe de seção de Bibliotecas do departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais da Semed, Lúcia Helena Oliveira, acredita que o aprendizado dos alunos em relação à realidade em que vivem pode trazer benefícios significativos para o futuro de suas famílias e sua comunidade.

O projeto – Noventa mil alunos e professores, de mais de 1.000 escolas estaduais e municipais já foram contemplados com atividades dos Sanitaristas Mirins, nas 20 coordenadorias regionais do IMA, no período de 2003 a 2014.


O investimento que o governo mineiro faz promove a formação de futuros produtores rurais e consumidores conscientes com noções básicas sobre a sanidade dos rebanhos, lavouras e produção de alimentos. Com o uso do livro elaborado exclusivamente para o projeto, as atividades são desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Os alunos também participam de visitas às propriedades rurais que são monitoradas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas, entre outros.


O projeto prevê que os estudantes podem ser importantes aliados para o desenvolvimento rural sustentável, uma vez que só com o processo de educação é possível formar profissionais e cidadãos capazes de compreender o ambiente em que vivem e, assim, contribuir para o bem-estar da sociedade.


Com o aprendizado, crianças e jovens poderão se manter entusiasmados, sobretudo os que pretendem continuar ligados às suas origens e assumir a atividade rural. Além de influenciarem os pais com o conhecimento adquirido, promovem mudanças de atitudes e comportamentos de outros.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED
www.facebook.com/PrefUberaba

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar