WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

22/12/2015 - Projeto Conhecendo o Judiciário deve ser ampliado em 2016 para alunos da rede municipal

O Juiz Diretor do Foro da Comarca de Uberaba, Fabiano Rubinger de Queiroz, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Educação, por meio do departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais, convidou os alunos dos Grêmios Estudantis das escolas de ensino fundamental da rede municipal para participarem do Programa “Conhecendo o Judiciário”. O objetivo é criar um canal de comunicação com os jovens e procurar esclarecer a estrutura e funcionamento do Judiciário, em linguagem simples e acessível.


Os alunos foram recepcionados, pelo Juiz Fabiano, que lhes permite um espaço para questionamentos sobre a ação do Judiciário diante de diversas situações, tais como: o que acontece quando o adolescente se envolve em algum ato infracionário; o que são medidas socioeducativas; o que pensa o Juiz sobre a redução da maioridade penal; como funciona a Lei Maria da Penha; além de sugestões sobre mudanças no sistema prisional.


Em 2015, participaram quatorze escolas com resultado positivo. De acordo com a assessora pedagógica Ana Maria Padilla Sbrissa, alunos e professores sentiram-se gratificados, tanto pelos conhecimentos adquiridos, quanto pelas vivências partilhadas.


“O formato lúdico e a interatividade são utilizados para reforçar os conceitos de cidadania e justiça, momento em que eles atuam como os vários personagens de um júri (juiz, promotor, advogado, etc). Acreditamos ser de grande valia essa experiência, por tornar o conhecimento realmente significativo para os alunos e esperamos a continuidade desta iniciativa”, comenta.


A intenção da secretária de Educação Silvana Elias é ampliar o projeto em 2016, para que todas as escolas tenham oportunidade de levar os alunos gremistas para o encontro com o Juiz.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar