WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/12/2015 - Uberaba atinge meta acima do percentual nacional para a educação infantil

A secretária de Educação, Silvana Elias e a diretora da Diretoria de Ensino, Sônia Manzan, comemoram os números referentes às metas do Plano Decenal Municipal de Educação (PMDE), em relação à Educação Infantil em Uberaba. Atualmente, a cidade tem 68 unidades escolares municipais, sendo 36 escolas e 32 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). A rede atende 25 mil alunos e quase oito mil são da educação infantil. A faixa etária de 0 a 3 anos corresponde a aproximadamente 3.500 alunos e 4.200 de 4 e 5 anos.


Sônia Manzan explica que as metas municipais seguem as regras do MEC, contidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Uma delas é alcançar 100% de atendimento de 0 a 3 anos até o final da vigência do plano, sendo que hoje nas unidades municipais, o índice chega a 81,67% dessa faixa etária. Outra proposta é universalizar, em 2016, o atendimento de alunos de 4 e 5 anos, e Uberaba já atende 93,92%.


É importante ressaltar, como afirma Silvana Elias, que com o esforço do prefeito Paulo Piau em ampliar e construir novas unidades escolares, inclusive Centros de Educação Municipal Infantil (Cemeis), Uberaba provavelmente conseguira atingir o objetivo da Lei 11.796/2013 que obriga todas as crianças e 4 e 5 anos a estarem matriculados na escola.


De acordo com dados do MEC, a meta de universalização da Pré-escola até 2016 não parece distante para o País, pois 88% das crianças de 4 e 5 anos já estão sendo atendidas.


Quando se analisa a cobertura por região do país, também é possível verificar que o tamanho do desafio é bem diferente conforme a localidade. Enquanto a região Norte tem uma cobertura de apenas 78,8%, as regiões Sudeste e Nordeste superam a média nacional.

Monica Cussi

Comunicação SEMED

https://www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar