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Educação e Cultura

17/12/2015 - Piau recebe 82 alunos do município na sede da prefeitura

A manhã de hoje (16) começou diferente para 82 alunos da rede municipal que participaram das sessões de Terapia Comunitária realizadas em dez escolas. Eles fizeram um encontro com o prefeito Paulo Piau e a secretária de Educação, Silvana Elias, seguido de café da manhã, em comemoração ao bom desempenho nas atividades do Projeto Parceria Escola Família. Professores e equipe também participaram deste momento.


O objetivo do encontro “Café com o Prefeito” foi homenagear e reconhecer as atitudes positivas que 85 adolescentes escolheram para lidar com seus problemas, é uma forma de dizer a eles que o Prefeito reconhece e valoriza o diálogo como forma de resolver os conflitos da vida. 


De acordo com a coordenadora do projeto, Roseleide Souto Moreira Mota, o rápido bate-papo incentiva aos adolescentes a se sentirem importantes, o que contribui para a autoestima de cada um.


Segundo o terapeuta comunitário da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ralph de Castro, o projeto amplia as ações conjuntas em prol do sucesso na aprendizagem, na valorização do ser humano, evidenciando processos educativos que possibilitem mudança significativa no olhar da comunidade em relação ao ambiente escolar.


Silvana Elias pontuou com os jovens algumas atitudes positivas que eles devem ter em relação à vida e citou pessoas que fizeram bem para a humanidade, como Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, entre outros, simbolizando que eles deveriam seguir bons exemplos para terem sucesso na vida.


O prefeito Paulo Piau seguiu a mesma linha de raciocínio falando que a educação tem que ensinar além das disciplinas e formar homens com valores de bem.


Ralph explica que a Terapia Comunitária utiliza de bases teóricas que ajudam na construção de um espaço acolhedor e de resolução de conflitos através do diálogo respeitoso e da escuta ativa. Durante as sessões de Terapia Comunitária os adolescentes são convidados, não apenas a falar de seus problemas, mas de pensar em soluções para os mesmos. Em outras palavras é um espaço de crescimento coletivo.


“Após a realização das sessões de Terapia Comunitária foi gratificante perceber a abertura, sinceridade e humildade com que os adolescentes trataram seus temas. No fim das sessões, os adolescentes expressam o que aprenderam em uma palavra ou frase, algumas delas relatadas a seguir: união, respeitar as diferenças, amor, saber ouvir, compreender, aprendizado, humildade, sabedoria, igualdade, confiança, superação e outros relatos que deixam a certeza da importância deste projeto e da capacidade deste de ajudar no diagnóstico da comunidade escolar”, comenta.


O grande diferencial deste projeto que utiliza a Terapia Comunitária é ensinar ao adolescente, outras maneiras de resolver seus conflitos e sofrimentos. Mostrar que não há necessidade de utilizar o embate, a força, o conflito, o desdém e da agressão quando algo desagrada.


Participaram do projeto 582 alunos entre 12 e 16 anos, e os que participaram do encontro foram convidados porque apresentaram bons resultados durante a realização das Rodas de Conversa.


Monica Cussi
Jorn. SEMED

 
 
 

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