WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/12/2015 - Educação promove o evento Limpando o Rio Grande neste domingo

Hoje (13), será realizada uma versão do Clean Up Day, um evento mundial que tem como principal objetivo um fim de semana de diversão, aliado à consciência ambiental que acontece, geralmente, no dia 15 de setembro. O evento “Limpando o Rio Grande” é realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação, com organização do professor, biólogo e mergulhador Dr. Luis Gustavo Ferreira Oliveira e a Anfíbio´s Divers.

A partir das 8h, abaixo da Represa de Volta Grande, os mergulhadores começarão a procurar no leito do Rio os lixos jogados no local. A empresa Anfíbio´s Divers organizará as equipes de mergulho e doará camisetas do evento aos Agentes do AMA, que participarão em terra auxiliando no desembarque dos entulhos retirados do rio. Antes do evento, será feita uma palestra com a presença do professor-orientador e dos alunos, para que haja a sensibilização e orientação sobre a participação. Os agentes também receberão um certificado de participação no evento.

“A água é um recurso imprescindível a todos os seres vivos. Temos água em quantidade, porém é observada uma queda gradativa na qualidade deste bem comum, principalmente devido à poluição de origem antrópica. Faz-se necessário a conscientização da população tanto para o consumo consciente quanto para a manutenção da qualidade da água”, diz Luis Gustavo.

O evento “Limpando o Rio Grande” é realizado com certa frequência por um grupo de mergulhadores esportivos. Para eles a água é um bem comum e que também os propicia lazer. “Agimos dentro de nossas possibilidades para garantir uma melhor qualidade deste recurso natural. Em eventos anteriores, retirou-se quase uma tonelada de detritos que foram jogados pela população no rio, desde pneus, pratos, talheres, até tubo de imagem de televisor, sofá e um para-choques de caminhão”, comenta.

O evento é uma excelente oportunidade de mostrar às crianças e adolescentes, futuros formadores de opinião, que temos que fazer a nossa parte na preservação dos nossos mananciais. Para o professor, somente com a educação ambiental se pode pensar em um planeta menos poluído e com maior qualidade de vida para todos que nele habitam.

O evento contará também com o apoio do Codau; Ministério Público de Minas Gerais; Polícia Militar Ambiental; Secretaria de Saúde, que enviará uma ambulância equipada para eventuais acidentes, tanto dos mergulhadores quanto dos demais envolvidos no evento. O Corpo de Bombeiros fornecerá apoio com nove militares e três lanchas e um jet ski. A comunidade está convidada a participar deste momento de conscientização ambiental.

Monica Cussi
Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar