WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

12/12/2015 - Robótica livre e Tecnologia da Informação é trabalhada em projeto-piloto da Secretaria de Educação

Alunos dos Grêmios do AMA (Agentes de Meio Ambiente) e Jovens Empreendedores das escolas municipais Professora Stella Chaves, Santa Maria, Norma Sueli Borges e Madre Maria Georgina, participam de um treinamento de cinco encontros com o GT EducTec, da Secretaria Municipal de Educação. A finalidade é estimular a utilização do UCA (Um Computador por Aluno) e o novo sistema operacional instalado nos equipamentos da Escola Municipal Professora Olga de Oliveira que recebeu, em 2015, o projeto-piloto.

Cem por cento das Unidades Escolares de Ensino Fundamental, EJA e Educação Infantil utilizam as tecnologias digitais disponibilizadas por meio do PROUCA, do Laboratório de Informática, do Laboratório de Mesas Pedagógicas e por meio das lousas digitais – nas unidades escolares já contempladas com estes equipamentos, com o objetivo de facilitar o processo ensino-aprendizagem. E o trabalho da equipe do GT EducTec é de proporcionar ao aluno o trabalho com jogos ou outro tipo de software que dê possibilidades de aprofundar ou reelaborar a construção do conhecimento inserido em um contexto que respeite o processo de desenvolvimento dos alunos.

A coordenadora tecnológica da escola, Daniela dos Anjos afirma que foi feita uma atualização do software e da memória, de 4G para 16G, para que se dê condições de trabalhar efetivamente com os alunos. “É importante ressaltar que os jogos e aplicativos não dependem do uso da internet e são altamente pedagógicos”, diz. Atualmente, são 40 computadores que foram reformulados. A intenção da secretária de Educação, Silvana Elias, é de estender este projeto, gradativamente, para todas as escolas.

Além disso, os alunos podem presenciar a impressão 3D, feita pelo equipamento doado ao GT EducTec, para experiências educacionais. Segundo Danilo Rodrigues, doutor em Difusão do Conhecimento e incentivador da proposta da Robótica Livre no Brasil, a impressora foi uma aquisição para o desenvolvimento do projeto e é o grande frisson para os alunos que têm oportunidade de ver o que há de muito moderno na tecnologia, aliada à transdisciplinaridade de conhecimentos.

A Tartaruga-Robô também é muito bem aceita entre os jovens. Ela é feita com materiais de sucata eletrônica e materiais obsoletos e é trabalhada com os alunos os conhecimentos científico-tecnológicos.

Jorn. Monica Cussi

Comunicação SEMED 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar