WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

11/12/2015 - Educação promove o evento Limpando o Rio Grande, no domingo (13)

No próximo domingo (13), será realizada uma versão do Clean Up Day, um evento mundial que tem como principal objetivo um fim de semana de diversão, aliado à consciência ambiental que acontece, geralmente, no dia 15 de setembro. O evento “Limpando o Rio Grande” é realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação, com organização do professor, biólogo e mergulhador Dr. Luis Gustavo Ferreira Oliveira e a Anfíbio´s Divers.


A partir das 8h, abaixo da Represa de Volta Grande, os mergulhadores começarão a procurar no leito do Rio os lixos jogados no local. A empresa Anfíbio´s Divers organizará as equipes de mergulho e doará camisetas do evento aos Agentes do AMA, que participarão em terra auxiliando no desembarque dos entulhos retirados do rio. Antes do evento, será feita uma palestra com a presença do professor-orientador e dos alunos, para que haja a sensibilização e orientação sobre a participação. Os agentes também receberão um certificado de participação no evento.


“A água é um recurso imprescindível a todos os seres vivos. Temos água em quantidade, porém é observada uma queda gradativa na qualidade deste bem comum, principalmente devido à poluição de origem antrópica. Faz-se necessário a conscientização da população tanto para o consumo consciente quanto para a manutenção da qualidade da água”, diz Luis Gustavo.


O evento “Limpando o Rio Grande” é realizado com certa frequência por um grupo de mergulhadores esportivos. Para eles a água é um bem comum e que também os propicia lazer. “Agimos dentro de nossas possibilidades para garantir uma melhor qualidade deste recurso natural. Em eventos anteriores, retirou-se quase uma tonelada de detritos que foram jogados pela população no rio, desde pneus, pratos, talheres, até tubo de imagem de televisor, sofá e um para-choques de caminhão”, comenta.


O evento é uma excelente oportunidade de mostrar às crianças e adolescentes, futuros formadores de opinião, que temos que fazer a nossa parte na preservação dos nossos mananciais. Para o professor, somente com a educação ambiental se pode pensar em um planeta menos poluído e com maior qualidade de vida para todos que nele habitam.


O evento contará também com o apoio do Codau; Ministério Público de Minas Gerais; Polícia Militar Ambiental; Secretaria de Saúde, que enviará uma ambulância equipada para eventuais acidentes, tanto dos mergulhadores quanto dos demais envolvidos no evento. O Corpo de Bombeiros fornecerá apoio com nove militares e três lanchas e um jet ski. A comunidade está convidada a participar deste momento de conscientização ambiental.


Monica Cussi
Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar