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Educação e Cultura

11/12/2015 - Secretaria de Educação realiza Terapia Comunitária para alunos da Rede Municipal

A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Pedagogia, realizou em aproximadamente um mês, uma roda de conversa, com 582 alunos da rede municipal. O projeto nominado de Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, faz parte de uma das vertentes do Programa “Parceria Escola Família”. Dentro do projeto foram selecionados 82 alunos destaque que receberão do Prefeito Paulo Piau, na próxima semana dia (16), certificados de participação sobre as discussões de temas e enfrentamentos dos problemas.

O Programa que acontece o ano todo, é uma ação da Secretaria de Educação, com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Ministério Público e Secretaria da Saúde, com único propósito de atender aos alunos, famílias e professores que necessitam de apoio, com encontros e atividades nas escolas municipais. “O intuito é premiar esses alunos, como alunos destaques do projeto de reconhecimento pela conduta deles. Hoje é muito difícil lidar com estes problemas e eles conseguiram resolvê-los por meio do diálogo”, afirma o terapeuta comunitário Ralph de Castro.

Segundo a diretora da Diretoria de Ensino, Sônia Manzan, o objetivo é atender a todas as crianças e adolescentes que apresentam qualquer tipo de dificuldade. “O projeto é uma maneira de mostrar para os adolescentes, uma melhor forma de lidar com os problemas, que não seja apenas por meio da agressividade, conflitos e brigas. Assim, ensinamos a eles a resolverem os seus conflitos de maneira mais saudável”,explica Sônia.

O encontro foi feito em 10 escolas municipais, com várias bases teóricas na tentativa de resgatar a autoestima destes adolescentes, falar sobre as suas dificuldades abertamente e fazer uma abordagem mais dinâmica de vida. De acordo com Ralph, o principal objetivo é acolher o sofrimento humano em um espaço, onde as pessoas são entendidas sem julgamentos e, por fim, formular uma estratégia de enriquecimento coletivo. “Muitas vezes nós nos anulamos, por conta da correria e cobrança do dia a dia. Por conta disso, elaboramos essa ação para repassar o conhecimento de vida, com uma melhor forma de lidar com os problemas, perante a dificuldade”.

Através do estudo realizado durante a terapia, os responsáveis pelo projeto darão um feedback aos professores, para mostrar a eles, o que estes alunos estão sentindo, e melhores estratégias pedagógicas para lidar com esses problemas. Também será elaborado um artigo sobre os adolescentes e a ação proposta.

Jor. Katiuscia Antunes

 
 
 

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