WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/12/2015 - Educação Inclusiva apresenta VI Mostra Pedagógica

Considerando que Uberaba é uma cidade Polo em Educação Inclusiva, a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a SEDS (Secretaria de Desenvolvimento Social), realiza a VI Mostra Pedagógica do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dia 10 de dezembro das 13 às 17 horas na UAI, dentro do projeto “A inclusão começa em Mim”, realizado pela Seds. Os objetivos são socializar conhecimentos, promover um momento de partilha de experiência entre as profissionais do AEE, e valorizar o trabalho desempenhado pelos profissionais das unidades escolares em conjunto com o departamento de inclusão educacional e diversidade.


O departamento de Educação Inclusiva, chefiado por Maria Afonsina Colavolpe, acompanha o trabalho de aproximadamente 1.159alunos atendidos em 81 salas de AEE, entre os turnos matutino e vespertino, sendo 201 alunos do AEE e o restante de atendimento aos distúrbios de aprendizagens.


De acordo com a chefe do departamento, Maria Afonsina Colavolpe, o AEE tem como premissa a inclusão educacional de alunos com distúrbios, transtornos, deficiências e dificuldade acentuada de aprendizado. Implantado nas Escolas da Rede Municipal de Ensino em 2005, com incentivo do Governo Federal, segundo o Decreto Nº 6571/2008 que disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto à utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. “Trabalhar com as diferenças é uma oportunidade de contribuir e ativa e amorosamente com o “outro”, na busca de boas relações consigo mesmo e com o mundo”, ressalta.

A Mostra Pedagógica do AEE tem como princípio despertar a competência das habilidades artísticas na pintura, colagem, modelagem entre outras, refletindo e integrando os diferentes recursos materiais na promoção de um fazer pedagógico de qualidade, valorizando as potencialidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. “Evidencia a disponibilização dos recursos educacionais e estratégias de apoio aos alunos com deficiência e dificuldades acentuadas de aprendizagem durante o ano, proporcionando-lhes diferentes alternativas de atendimento. Podemos afirmar que, além estimular a imaginação dos nossos alunos e professores, atividades pedagógicas por meio das artes plásticas proporcionam o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo”, completa Afonsina.


A educação especial é uma modalidade de educação escolar que perpassa todos os níveis de ensino e deve ser oferecida aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades da escola comum. Além dos trabalhos das escolas serão expostos também os confeccionados no CREI (Centro de Referência em Educação Inclusiva) durante os atendimentos com os pais e alunos.

Monica Cussi
Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar