WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/12/2015 - Piau entrega novo sistema de aquecimento das piscinas do CEMEA e a nova biblioteca da unidade

O prefeito também destacou a construção do murro que está em construção fechando toda a unidade, o que garantirá mais segurança.

 

A comunidade do maior bairro de Uberaba recebeu, hoje (08), um novo local de cultura, esporte e lazer. O evento intitulado Reescrevendo o Cemea Abadia aconteceu sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação Cultural de Uberaba (FCU) e Fundação de Esporte e Lazer (Funel). O prefeito Paulo Piau entregou o novo sistema de aquecimento das piscinas, a repaginação da Biblioteca e apresentou a construção do muro de fechamento da unidade, o que impedirá acessos indevidos.

O Centro Municipal de Educação Avançada Cairo Theodoro Baptista (Cemea Abadia) é referência para a população de 10 bairros circundantes e oferece atendimento em várias especificidades para mais de 2.200 alunos de 4 anos até pessoas da 3ª idade.

O sistema de aquecimento antigo das piscinas teve sua capacidade dobrada com a chegada de dois novos equipamentos. Com a ampliação, os aquecedores trabalharão em revezamento de 12 horas, evitando a sobrecarga dos aparelhos e, consequentemente, a necessidade de manutenção. As atividades foram anunciadas com a aula inaugural de hidroginástica com a participação de alunos da rede municipal e do prefeito Paulo Piau. O orçamento desta obra foi de aproximadamente R$ 147 mil.

Durante o evento, foi apresentada também a nova diretora do local, Vera Lúcia Gonçalves de Oliveira, que está muito satisfeita com a participação da comunidade. Segundo ela, está sendo um desafio atender bem a uma comunidade tão grande como a do grande Abadia.

A construção do muro foi iniciada há pouco tempo e chega para minimizar uma dificuldade antiga, que era o acesso à área da piscina externa. Com a obra que ficou orçada em R$ 157 mil, a população terá mais tranquilidade para realizar as atividades monitoradas dentro do Cemea.

“Estamos investindo na Educação, no Lazer e na Cultura. Todas estas melhorias são para a comunidade, para que usufruam deste espaço com carinho e responsabilidade, pois pertence aos cidadãos. Que os jovens possam ter momentos agradáveis e participem das atividades e façam do Cemea um ponto de encontro para aprendizado e diversão. Que nossos cidadãos da 3ª idade tenham a possibilidade de desenvolver suas atividades nas melhores condições possíveis. O Poder Público está investindo e está atento a necessidade de todos. Agora, a população também deve fazer sua parte e cuidar, pois tudo isso pertence a vocês”, afirmou o prefeito Paulo Piau.

A Biblioteca Pública Antônio Carlos Marques foi repaginada com a intervenção da Fundação Cultural, com um acervo de 1800 unidades de Livros, DVD, CD, Gibis e revistas. A utilização do espaço é destinado a crianças, jovens e adultos, contendo dicionários, livros de literatura, arte, ciência, história. Integram também o acervo, livros em Braille, Dvds, livros com fonte ampliada para pessoas com baixa visão e Dvds para pessoas surdas, como explica a superintendente de Bibliotecas, Ivanilda Barbosa. O acervo todo esta informatizado, para permitir o empréstimo domiciliar, para leitores cadastrados na Biblioteca.

Para se cadastrar como leitor da Biblioteca Antônio Carlos Marques, é necessário apresentar: um documento de identidade com foto, de preferência o RG ou Carteira de Trabalho (para crianças pode ser Certidão de Nascimento); um comprovante de residência atualizado ( água, luz, telefone fixo); uma foto 3x4 atual. O cadastro de leitores inicia-se nesta Biblioteca, no dia 10/12/2015, das 8h às 18h.

O prefeito Paulo Piau, na ocasião, também entregou medalhas simbólicas aos alunos da rede municipal, vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba) e a Mostra Brasileira de Foguetes.

Além disso, a secretária de Educação Silvana Elias anunciou, em primeira mão, a parceria firmada com a Secretaria Nacional da Juventude, por meio da superintendente de Políticas da Juventude, Rochelle Gutierrez, para que a partir de janeiro de 2016, os alunos de 15 a 29 anos participem de oficinas do programa identificado como “Estação da Juventude”.

Rochelle explica que este projeto tem como finalidade instalar e equipar uma unidade complementar do Centro de Referência da Juventude – “Estação Juventude” como um núcleo interativo e permanente de apoio às demandas juvenis, implantando um espaço virtual e presencial para obtenção de informações e elaboração de diagnósticos locais, promovendo a comunicação e a interação social das políticas públicas para a juventude.

Neste contexto, a secretária de Educação afirma que o equipamento social deve promover a cultura, o esporte, a educação e a inclusão, como forma de incentivar os valores humanos dentro de uma perspectiva de futuro de mais qualidade, principalmente, naquele bairro, que é o maior de Uberaba e tem necessidade de um espaço que represente em sua essência o resgate da cidadania.

 

Monica Cussi

Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar