WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/12/2015 - Prefeitura entrega reforma de Escola e da Academia ao Ar Livre na Capelinha do Barreiro

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta sexta-feira (04), mais uma reforma de unidade escolar, das 40 previstas para o mandato do prefeito Paulo Piau, desta vez no bairro rural Capelinha do Barreiro. Na ocasião, a Fundação de Esporte e Lazer (Funel) fez o lançamento da Academia ao Ar Livre, na praça José Ignácio da Silveira, em frente a escola.


A reforma da Escola Municipal José Marcus Cherém, contou com a troca parcial do telhado, pintura geral, revisão da parte elétrica, reforma geral da cozinha e banheiro, revisão das redes hidráulica e pluvial, construção de pergolado na área externa da biblioteca.


Para Piau, essa reforma não é mais que obrigação do governo municipal, com o apoio do governo federal e outros recursos, para dar uma educação melhor para a comunidade."Hoje também está sendo entregue a academia na praça para a comunidade, em favor da comunidade e isso que nós queremos, fazer uma verdadeira revolução não só na educação, quanto na vida das pessoas", exalta o prefeito.


As obras atenderão à cerca de 150 famílias residentes no bairro Capelinha do Barreiro e fazendas nas proximidades, conforme zoneamento da Secretaria de Educação. São 238 alunos atendidos desde os 04 anos até o último período do ensino fundamental. Além disso, alguns alunos do 5º ano participam do programa Tempo Integral.


Na jornada ampliada, que acontece com alunos do 6º ao 9º ano, acontecem diversas oficinas, como esporte, viola, violão, capoeira, pintura, canteiros sustentáveis, literatura de cordel, além dos grupos de Grêmio Estudantil, Jovem Empreendedor e Agentes do Meio Ambiente (AMA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE).


A diretora Beatriz Faustino Monteiro, diz que está muito agradecida ao prefeito Paulo Piau, por investir tanto na educação e fazendo a diferença na educação em Uberaba.


A secretária de Educação, Silvana Elias, diz que não se faz educação, apenas com a valorização dos professores, com ensino de qualidade. A estrutura também faz parte da boa educação e assim chegar a excelência na educação. "Os alunos se sentem melhores num ambiente novo, com uma estrutura nova, como o da reforma, os pais e os alunos estão recebendo um presente", afirma Silvana. 


História da Escola Municipal José Marcus Cherém - Em dezembro de 1956, o vereador José Marcus Cherém requereu junto ao município uma escola para a comunidade da Capelinha do Barreiro. Com essa iniciativa, foi fundada a Escola Municipal da Capelinha, que funcionava na igreja com turma multisseriada.


A partir de 1966, esta unidade de ensino tornou-se estadual, com salas de 1ª a 4ª séries. Mais tarde, sob responsabilidade da Prefeitura Municipal, salas anexas a Escola Municipal Santa Maria com turmas de 5ª a 8ª séries foram implantadas.


No ano de 1985, surgiu o projeto de criação da primeira escola nucleada de Uberaba e aqui foram nucleadas a Escola Estadual Capelinha do Barreiro, e as municipais: do Chuá, João Bizinoto, Randolfo Borges de Araújo e a Lourival Balduíno do Carmo Barão.


Posteriormente, o estabelecimento de ensino foi ampliado e recebeu o nome de Escola Municipal José Marcus Cherém, em homenagem ao deputado José Marcus Cherém, representante político da região de Uberaba, nascido em 07 de agosto de 1925, em Lavras (MG). Em fevereiro de 1986, já contava com salas de pré a 8ª série, em dois turnos, e foi oficialmente inaugurada em 1º de março do mesmo ano.


Hoje a Escola se organiza da seguinte forma: matutino, Fundamental II – 6° ao 9° ano; vespertino, Educação Infantil-4 e 5 anos e Ensino Fundamental I  - 1° ao 5° ano. Noturno, Ensino Médio, num total de 11 turmas e aproximadamente 290, no matutino e no vespertino (4 anos\ 19 alunos, 5 anos\ 14 alunos, 1º ano\ 16 alunos, 2º ano\ 22, 3º ano\ 31 alunos, 4º ano\ 29 alunos, 5º ano\ 22 alunos, 6º ano\ 32 alunos, 7º ano\ 40 alunos, 8º ano A\ 20 alunos, 8º ano B\ 21 alunos e 9º ano\ 21 alunos).


Os Laboratórios de Informática e Aplicação à Escola e o Sistema Positivo, funcionam nos turnos matutino, vespertino e, me turnos diversificados, a escola desenvolve as seguintes ações: Mais Educação (56 alunos, do 6° ao 8° ano, frequentes, envolvidos com atividades de letramento, acompanhamento de tarefa, dança, futebol, capoeira, recreação e lazer e horta escolar, atendendo alunos); SOS pedagógico (alunos do 3° ao 5° ano em defasagem na aprendizagem) e Atendimento Educacional Especializado - AEE (alunos da Educação Infantil, Ensino fundamental I e II).


Sob a filosofia de “Educar com Liberdade e Responsabilidade”, a escola segue, deixando boas marcas em todos profissionais e alunos que por ela passaram.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar