Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

29/11/2015 - Assessora da Secretaria de Educação participa de Encontro Internacional sobre leitura e bibliotecas

Agentes políticos, escritores e gestores de planos de livro e leitura de vários países compartilharão suas experiências


De 30 de novembro a 4 de dezembro, a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC) realiza, em Brasília, quatro eventos que englobam debates, reflexões e exposições de ações relacionadas ao setor do livro e da leitura e ao andamento de políticas públicas no Brasil e no exterior sobre o tema. A coordenadora do Proler em Uberaba e assessora técnica do departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais da Secretaria de Educação de Uberaba, Tânia Cristina Fígaro Ulhôa, foi convidada a participar do evento.


De acordo com o diretor da DLLLB, Volnei Canônica, o encontro nasce com o intuito de refletir sobre os diferentes caminhos percorridos pelos atores que pensam a promoção do livro e da leitura.Tânia acredita que o encontro validará a reestruturação das ações e investimentos, bem como o fomento à formação de mediadores, com boas perspectivas para o desenvolvimento do trabalho. “As bibliotecas escolares receberão subsídios do Ministério da Cultura. Além disso, com este encontro, iniciam-se novos direcionamentos de metas e proposições do trabalho cultural com viés educacional, já que se inicia uma conversa entre os dois ministérios (Cultura e Educação).


A programação começa com o I Encontro Internacional de Políticas Públicas – Território Leitor, de 30 de novembro a 2 de dezembro, no auditório do Senado Federal, com programação aberta ao público. Agentes políticos, escritores e gestores de planos de livro e leitura compartilharão suas experiências com os presentes. Serão apresentados casos brasileiros e de países como Colômbia, Chile, Finlândia e Uruguai de implantação de planos nacionais de leitura e práticas inovadoras em bibliotecas.


Em paralelo, também será realizado o I Encontro do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), com foco no fortalecimento e na qualificação de políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas. Estão previstas as apresentações de planos nacionais de leitura de países da América Latina, que, em diálogo com os planos estaduais e municipais das cinco regiões brasileiras, possibilitarão uma importante reflexão sobre o contexto atual de implantação e aprimoramento dos planos no Brasil.


Já de 30 de novembro a 4 de dezembro, o XX Encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) trabalhará a formação e o fortalecimento dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas. O objetivo é elaborar um diagnóstico da situação atual e um planejamento de ações que possam ampliar o campo de atuação dos sistemas, de forma a fortalecer o trabalho colaborativo com as bibliotecas municipais e comunitárias.


A16ª edição do Encontro Nacional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) marca uma nova fase do programa no MinC, sob a gestão da DLLLB. O evento reunirá os Comitês do Proler de diferentes lugares do Brasil com a intenção de construir novas diretrizes para o próximo biênio, além de estratégias para se avançar na formação de mediadores de leitura.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub