WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/11/2015 - Professora do município tem projeto finalista no Prêmio Professores do Brasil 2015

A professora Maria Paula Lima Moreira, do Cemei Solange Aparecida Cardoso da Silva embarca amanhã (24) para Belo Horizonte, atendendo ao convite da Secretaria de Educação do Estado, para participar do “Seminário Estadual de Intercâmbio de Experiências”, nos dias 25 e 26. Trata-se da Iniciativa Educadores do Brasil, em que o MEC premia os melhores projetos pedagógicos do Brasil, visando a valorização do profissional da educação.


O projeto inscrito pela professora é o Saco de Brinquedo, que nasceu de uma necessidade das crianças. Durante o dia, a professora brincava com as crianças na área externa do Cemei, porém um dia, quando voltaram para a sala, ela fez uma roda de conversa e queria ouvir o que eles tinham a dizer das brincadeiras, o que eles tiravam de bom ou não. “Uma das crianças disse que os brinquedos não eram bons, porque eram todos velhos. E quando você não tem uma resposta, você responde com uma pergunta. O que podemos fazer? Então outra criança respondeu: podemos buscar ajuda, tia!”


E foi ai que nasceu a ideia de realizar o projeto. Maria Paula buscou junto a seus familiares e amigos a arrecadação de brinquedos para o Cemei. O marido dela, marceneiro, também ajudou instalando nichos e estantes na parede e, em um mês, a sala estava lotada de brinquedos novos.


E pensando no desenvolvimento das crianças e na autoestima, a professora com a ajuda de toda a equipe da escola e a diretora Simone Donizete da Silveira, fez um relatório sobre as atividades e identificou melhoras significativas no comportamento e no desempenho escolar das crianças.


 “Quando eu estruturei o projeto, não imaginei que iria tão longe. Mexeu com a autoestima deles. Eles chamavam os pais para ver os brinquedos. Com isso chegou a disciplina, bom desenvolvimento da turma. Eu continuei com a turma e agora estamos com 14 alunos alfabéticos, com 5 anos”, diz.


Ao inscrever o projeto no Prêmio Professores do Brasil, do MEC, ela não tinha grandes intenções, mas agora concorre com mais 7 pessoas de Uberaba e região, sendo a única professora da rede municipal a ser classificada.


O prêmio - O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação que, por meio da Secretaria de Educação Básica, juntamente com as organizações parceiras, está na 9ª edição.

 

A meta é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.

Monica Cussi

Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar