WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/11/2015 - Uberaba terá três representantes nas Paralimpíadas Escolares

Os alunos se classificaram durante os Jogos Escolares Mineiros, realizados em agosto

 
 
Três alunos do Projeto Clube Escolar Paralímpico, desenvolvido pela Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), disputam as Paralimpíadas Escolares em Natal (RN), a partir desta terça-feira (24). A competição nacional, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), vai até sexta-feira (27).
 
Os estudantes se classificaram para esta etapa durante os Jogos Escolares Mineiros (Jemg), realizados em Uberaba, em agosto deste ano. Erika Beatriz Ribeiro Peres, 14 anos, estuda na Escola Municipal Boa Vista e está no projeto da Adefu há quatro anos. A jovem compete na modalidade de atletismo em provas de campo e pista.
 
O segundo aluno é Rauan Jose da Silva, 14 anos, da Escola Municipal Artur de Melo Teixeira. Ele treina pelo projeto há cinco anos e compete na modalidade bocha, na classe BC2. Esta é a terceira vez que Rauan participa do evento nacional.
 
A terceira aluna classificada é Karen Maria Pessato Jerônimo, 13 anos, da Escola da Comunidade Dr. José Ferreira. Ela está no projeto há cinco anos e participa pela primeira vez das Paralimpíadas, na modalidade bocha, na classe BC3.
 
“O objetivo do Projeto é atender, por meio do esporte, em contra-turno escolar, os alunos inseridos nas escolas de Uberaba que tenham algum tipo de deficiência física. Atualmente são atendidos na faixa etária de 8 a 21 anos 45 alunos nas modalidades de Bocha, Basquete e Atletismo”, explica Janaína Pessato, coordenadora da ADEFU. 
 
Cerca de 700 estudantes, de 12 a 17 anos, de todas regiões do Brasil participarão dos jogos. Cada Estado é responsável pelo transporte de sua delegação. Os uberabenses partem da sede da ADEFU, com destino a Uberlândia, passando por Araxá e Belo Horizonte, ao encontro dos outros competidores, de onde seguem direto para Natal. Minas Gerais leva 53 atletas e 31 pessoas da equipe técnica, totalizando 84 participantes. 
 
O Projeto Clube Escolar Paralímpico foi implantado na ADEFU em 2009. Desde o ano passado a iniciativa conta com o apoio de profissionais da área educacional da PMU, através da Seção de Paradesporto da Diretoria de Assuntos Esportivos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
  
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar