Educação e Cultura

20/11/2015 - Casa do Educador promove palestra sobre o papel do docente na formação ética do educando

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do departamento de Formação Profissional/Casa do Educador, realizou o Seminário "O papel do docente na formação ética do educando", que aconteceu no anfiteatro Mário Pimenta Camargo, na sede da prefeitura. A palestrante foi a educadora Silvana Elias Pereira Silva, atual secretária de Educação do município e contou com a presença do prefeito Paulo Piau e cerca de 250 profissionais de diversos segmentos ligados à educação.


A conversa com os educadores levou um tom reflexivo ao auditório, onde Silvana citou grandes pensadores da atualidade, como Celso Vasconcelos, o jurista Jurista Dalmo Dallari, Monsenhor Juvenal Arduini, José Carlos Libâneo e o ícone Paulo Freire, com a pedagogia da autonomia.


Nos assuntos abordados, Silvana fez um passeio pela história, desde os anos 70, com a pedagogia por objetivos, os anos 80 com as reformas educativas focadas na engenharia do currículo, os anos 90 com atenção especial às organizações escolares, ao seu funcionamento, administração e gestão e o final do século XX com os estudos internacionais alertando para o problema de aprendizagem, que remete-se, inevitavelmente aos professores.


Ela tratou de temas, como a diversidade e as novas tecnologias e o professor com papel reflexivo e transformador. “O professor não é mais aquele que detém a informação, mas alguém que auxilia o aluno na construção do conhecimento. Alguém que por ser reflexivo conhece suas limitações e necessidades profissionais e investe continuamente na própria formação. Ele deve preparar-se para contribuir com seus alunos o prazer da descoberta do conhecimento, que os habilitem a ser autônomos e críticos”, diz. Entre outros tópicos, Silvana fez questionamentos aos participantes, buscar a reflexão sobre os diversos aspectos de se educar com ética.


Para ela, ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural. “Uma das tarefas mais importantes da prática educativa e crítica é propiciar as condições em que os educandos, em suas relações uns com os outros e, todos com o professor ou a professora, ensaiam a experiência profunda de assumir-se. Assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar”, finaliza.


Monica Cussi
Comunicação SEMED

 
 
 

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