WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/11/2015 - Uberaba participara do revezamento da Tocha das Olimpíadas Rio 2016

Dois alunos de escolas municipais de Uberaba participarão do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que deve acontecer entre abril e junho do próximo ano. O revezamento terá início em Brasília e alcançará cerca de 300 cidades do país, incluindo a capital de todos os estados e o Distrito Federal, finalizando no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto. A previsão da organização é que o revezamento dure, aproximadamente, 100 dias.

Na cidade, seis escolas municipais foram escolhidas para participar de um concurso promovido pelos patrocinadores e a Secretaria de Educação desenvolveu um trabalho com os alunos participantes, para conseguirem se classificar para o revezamento.

A professora-embaixadora, Rogéria Cristina de Oliveira, da Escola Municipal Professora Norma Sueli, acompanhou todas as atividades dos 11 alunos dos 8º e 9º anos durante o processo seletivo, que incluíram atividades na sede da empresa patrocinadora, em que apresentaram textos, vídeos e competições esportivas. O trabalho final foi uma pirâmide humana com tema sobre Barcelona, que garantiu o 5º lugar no evento. Desta escola, Isabella Almeida Lima, do 8º ano foi classificada para carregar a Tocha Olímpica.

Já na Escola Municipal Arthur de Melo Teixeira, a professora Sônia de Oliveira Bessa, junto com uma equipe de apoio da unidade, desenvolveu uma sequência de atividades que envolviam dança, esporte, movimento e produção de conteúdos com a hastag #issoéouro. Diante de tanto esforço veio a classificação com o terceiro lugar e a escolha do nome do aluno Guilherme Gustavo de Lima Norberto, do 9º ano para também carregar a tocha. “Nunca sentimos tamanha felicidade. A apresentação não se comparava a nenhum ensaio. A emoção, a paixão... Enfim, veio o resultado, e ficamos com o terceiro lugar. Nossa maior vitória, não era mais ficar em primeiro lugar e sim estar ali, vivenciando aquele momento”, diz Guilherme ao falar do dia da apresentação do trabalho final.

Participaram do Festival, 12 escolas de Uberaba e Uberlândia. O Festival das Escolas, promovido pelo patrocinador das Olimpíadas do Rio 2016e acontece desde 2010 no Paraná e São Paulo. Em 2014, passou a ser organizado também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e agora em todo Brasil. O objetivo geral do Festival das Escolas 2015 é engajar os jovens em torno dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O Festival tem a finalidade de recrutar, de forma gratuita, não comercial ou promocional, através de desafio entre escolas das cidades constantes no hotsite, condutores para o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, cujos itinerários e datas de execução são de exclusiva decisão e pronunciamento do Rio 2016.

As Olimpíadas Rio 2016 acontecem de 5 a 21 de agosto e os jogos Paralímpicos de 7 a 18 de setembro.

Monica Cussi

Comunicação SEMED

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar