WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

12/11/2015 - Curtas sobre os livros do autor uberabense Tiago de Melo recebem premiação em projeto de escola municipal

Premiação do 1º Festival da Primavera Cine Arte Literatura, que incentivou a produção de vídeos curta-metragem por alunos da Escola Municipal Madre Maria Georgina, aconteceu na noite desta terça-feira (10). A cerimônia levou quase 800 pessoas ao Cine Teatro Vera Cruz, que assistiram a apresentações diversas. Na ocasião, foram escolhidos os melhores filmes produzidos pelos alunos dentro da atividade, com total apoio da Secretaria Municipal de Educação.

O primeiro lugar ficou para o grupo que fez uma releitura do livro “O Espelho de Olmeca”, seguido por “Gabi em busca da paz” em segundo lugar, e “A lenda de Su” em terceiro lugar. Todas as obras são do autor uberabense Tiago de Melo Andrade, que afirmou estar muito feliz em ver suas palavras interpretadas e transformadas em filme.

Os melhores atores do primeiro curta-metragem foram premiados com tablets, os quatro melhores atores coadjuvantes receberam brindes de papelarias e todos os alunos participantes foram prestigiados com medalhas e troféus. Os prêmios foram cedidos por parceiros da escola.

“Atingimos nosso objetivo de fazer o aluno ler, se interessar e participar da atividade de forma dinâmica. O filme motivou que eles trabalhassem em grupo, tivessem cooperação mútua e conseguissem entrar em consenso sobre o roteiro. A parte pedagógica foi fantástica. Vimos também melhora na autoestima dos estudantes e mais segurança dentro de sala de aula. Além disso, não tivemos nenhum caso grave de indisciplina após o início do projeto”, relata a diretora da escola e idealizadora do projeto, Aure Neire de Melo.

Segundo a secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, o projeto é muito visionário, pois alia a tecnologia à educação, fazendo com que os alunos leiam os livros e os transforme conforme a modernidade desta geração. “É somente por meio da educação e de incluir a tecnologia nas atividades pedagógicas, que esses jovens poderão visualizar um mundo novo”, comenta.

O projeto teve início em abril deste ano, quando os alunos iniciaram a leitura dos livros, com o apoio de empréstimos realizados pela Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. Foram escolhidos 15 títulos do autor Tiago de Melo Andrade, dos quais 12 se transformaram em curta-metragens pelos alunos do 6º ao 9º ano. A produção dos vídeos contou ainda com o apoio técnico da Universidade de Uberaba e da editora Cris Abreu.

A iniciativa faz parte de uma programação interdisciplinar mais ampla, elaborada pela diretora Aure Neire, chamada “Uberaba nossa terra, nossa gente”. Além do projeto Cinearte, aconteceu o encerramento dos projetos “Canta Água”, que discute com os alunos sobre as águas da cidade; “Consciência Negra – Uberaba cidade quilombola”, que trabalha conscientização; “Flautarte”, inserido no programa Mais Educação; e “Poetizando Uberaba”, que se concretizará ainda este ano na publicação de livro de poemas com mesmo nome.

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar