WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

12/11/2015 - Técnicos da Seds orientam as famílias sobre a importância da veracidade das informações prestadas para o CadÚnico

Os técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Prefeitura Municipal de Uberaba, vão reforçar a orientação dada às famílias sobre a importância da veracidade das informações prestadas durante o preenchimento do Cadastro Único do Governo Federal. Regularmente os técnicos enfrentam dificuldades, no que tange, às solicitações dos beneficiários para omitir dados e assim receberem o benefício, como por exemplo, não inserir renda mensal do cônjuge ou companheiro, o que impediria a pessoa em receber o benefício, já que ultrapassaria o teto estipulado no Programa Minha Casa Minha Vida para o faixa 1 de R$ 1.600,00.


“Pretendemos esclarecer que a omissão, a falta de veracidade ou erros nas informações acabam prejudicando as famílias que realmente precisam ser beneficiadas e, ainda, podem configurar crime. Por isso, os técnicos dos CRAS, além de continuarem cobrando a documentação necessária, vão reforçar esta orientação, para que as famílias prestem informações verídicas no ato das entrevistas sociais” destacou o diretor da Proteção Social Básica da Secretária de Desenvolvimento Social, Jonathan Mazetti.


O Cadastro Único (Cadúnico) é um sistema nacional que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda para que possam ter acesso aos Programas Sociais do Governo Federal. Entende-se por famílias de baixa renda aquelas que possuem renda mensal igual ou inferior a três salários mínimos.


Entre os Programas Sociais, que dependem do Cadúnico está o Minha Casa Minha Vida.  “Entendo que todos querem a casa própria, porém para ter acesso ao benefício a família precisa estar com seus dados cadastrais atualizados, com as informações condizentes com a realidade vivida. Lembramos que a Caixa Econômica Federal também faz o cruzamento das informações, podendo identificar assim quem não tem direito ao Programa” salientou Jonathan.


Ele destaca ainda que os dados não podem ser omitidos, pois qualquer informação prestada é de inteira responsabilidade da família e caso não seja verdadeira pode gerar vários problemas, inclusive para o técnico da unidade social. "Então, solicitamos às famílias que não sigam orientações de terceiros e que, em caso de dúvidas procure o CRAS mais próximo de sua residência", finalizou

Comunicação PMU/Seds

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar