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Educação e Cultura

05/11/2015 - Literatura e atualidades marcam Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em escola municipal

A Escola Municipal Celina Soares de Paiva ofereceu uma semana de atividades intensas em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O projeto foi desenvolvido em cinco etapas: Passeio Literário pela Escola, Clube de Vídeo, Jovens Antenados, Ateliê de Leitura em Casa e Sarau.

A diretora Meirilene Lopes Cunha conta que os coordenadores escolheram cinco locais dentro da escola, para inserir as propostas literárias, como hora da fábula, contos, poesia, música, onde os alunos puderam compreender o passeio. “Pensando em contribuir para uma maior eficácia da leitura e produção de textos escritos, colocamos o aluno em contato com diferentes gêneros textuais, desde os mais utilizados no cotidiano, assim como aqueles com os quais os alunos têm menos intimidade, mas que são tão significativos quanto os primeiros. Uma vez em contato com os mesmos, possam perceber sua importância e passem a trazê-los à sua vida diária”, diz.

Meirilene explica que, para esta atividade, cada coordenador preparou o seu grupo para apresentar aos outros o tipo de leitura escolhida.

Já na atividade intitulada Clube do Vídeo, a ideia foi exibir filmes de produção nacional, por no mínimo uma hora, valorizando a cultura e as produções brasileiras, respeitando os componentes curriculares à proposta pedagógica. Alguns dos filmes exibidos foram O Guarani; Tainá; Capitães de Areia; Menino Maluquinho; A Turma da Mônica; O Auto da Compadecida; Rio I e II; “Durante o filme os alunos tiveram que anotar e levantar propostas para serem trabalhadas a partir do eixo temático escolhido”, completa a diretora.

No projeto Jovens Antenados, a finalidade foi levar para a escola temas como violência, direitos humanos, sexualidade e refletir sobre tais assuntos, aprimorando os conhecimentos e os integrando de forma positiva no contexto atual, com debates.  

O Ateliê de Leitura em Casa foi uma atividade extramuros onde os alunos organizaram um espaço em casa com a proposta de união e compromisso da família nas relações escolares dos filhos. Meirilene explica que os alunos tiveram que fazer, após a leitura em casa, a interpretação do livro escolhido. Os pais, por sua vez, tiveram que fazer relatos sobre a atividade desenvolvida em casa.

E, finalmente, no Sarau, a diretora comenta que foi um momento de promoção e estímulo das habilidades artísticas dos alunos expressas através das suas emoções demonstradas com músicas, poesias, e ou teatro.

 
Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED

 
 
 

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